Últimas Notícias

Montes Claros – Rede Voluntariado e Acadêmicos desenvolvem projeto para entidades sociais

O Grupo Economia, Mercados e Internacionalização (EMEI), do departamento de Ciências Econômicas da Unimontes, em parceria com a Rede Voluntariado/ACI desenvolveu o projeto “Planejamento Estratégico para entidades Sociais”, que tem como objetivo capacitar os acadêmicos do curso de Ciências Econômicas e áreas afins de modo a fomentar o empreendedorismo.

A Rede Voluntariado quer capacitar entidades carentes com a gestão e planejamento
A Rede Voluntariado quer capacitar entidades carentes com a gestão e planejamento

“Os participantes vão aplicar os conhecimentos adquiridos na elaboração do Planejamento Estratégico de entidades sociais cadastradas na Rede Voluntariado/ACI, contribuindo para que estas definam suas metas e as alcancem de forma planejada e acompanhada”, explica Mariana Soares, integrante do grupo.

O projeto se dará em quatro etapas, a primeira é a capacitação dos acadêmicos, a qual já está em andamento. Nessa primeira etapa, serão beneficiadas instituições carentes que precisem de apoio na gestão.  A segunda é a mobilização dos membros das entidades sociais com um workshop, no dia 01 de novembro,  explicando o que é e para que serve o Planejamento Estratégico. Na terceira etapa, os acadêmicos, juntamente com os membros de cada uma das Instituições selecionadas, realizarão o planejamento estratégico de cada entidade. E, por fim, haverá a apresentação dos resultados dos trabalhos realizados a todos os envolvidos no projeto, no dia 29 de novembro.

“A ideia é que a iniciativa se repita todos os anos, ampliando assim a rede de alunos envolvidos nesse trabalho social, bem como a quantidade de entidades contempladas”, diz Núria Souza, presidente da Rede Voluntariado. Marcos Fábio Oliveira, um dos organizadores do projeto, espera que “os acadêmicos tenham o convívio com os problemas reais das entidades e empresas de Montes Claros e as auxiliem na busca por soluções contribuindo para que estas se desenvolvam de forma planejada”.

As entidades selecionadas foram a Casa da Terceira Idade Santa Ana, o Projeto ISAC (Instituição Social de Amor Cristão Amparo social às crianças),  Projeto de Apoio a Criança – PAC; Casa Bom Samaritano; Centro de Recuperação Leão de Judá; Centro  Pedagógico Capelo Gaivota; ANDA- Associação Norte  Mineira de Apoio ao Autista; Centro de Convívio Madre Tereza Vermeylen.

A Rede Voluntariado foi criada pela Associação Comercial e é composta pelos membros Núria Font, Mônika Souto, Maria da Conceição, Mércia Lucas, Mônica Torquato e Maurício Sérgio Souza. Mais informações (38) 2101 3304 ou contato@redevoluntariado.org.

Agência Mosaico