Últimas Notícias

Concursos – Saiba quais os cargos mais cobiçados do INSS

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é um órgão do Ministério da Previdência Social diretamente ligado ao governo federal.

Concursos - Saiba quais os cargos mais cobiçados do INSS
Concursos – Saiba quais os cargos mais cobiçados do INSS

Foi criado em 1988 e é responsável pelo recebimento das contribuições sociais e pelo pagamento de aposentadoria, pensão por morte, auxílio doença, acidente de trabalho e salário maternidade, entre outros benefícios previstos por lei.

São dois os cargos da instituição mais cobiçados pelos concurseiros, seja por causa da importância do INSS, da estabilidade do emprego, dos salários ou por conta da possibilidade de ascensão na carreira.

Técnico do INSS
Escolaridade: Nível Médio
Remuneração: R$ 4.400,87 (já contando com a gratificação de atividade Executiva e de desempenho de atividades do Seguro Social – 80 pontos)
Atribuições do cargo: Proceder ao reconhecimento inicial, manutenção, recurso e revisão de direitos aos benefícios administrados pelo INSS; exercer atividades internas e externas ligadas ao suporte e apoio técnico especializado; executar as atividades de orientação e informação, de acordo com as diretrizes estabelecidas nos atos específicos e outras relacionadas aos fins institucionais do INSS, que venham ser determinadas pela autoridade superior.

Analista do INSS
Escolaridade: 
Superior Completo
Salário: R$ 7.147,12
Atribuições do cargo: Instruir e analisar processos e cálculos previdenciários, de manutenção e de revisão de direitos ao recebimento de benefícios previdenciários; proceder a orientação previdenciária e atendimento aos usuários; realizar estudos técnicos e estatísticos; executar, em caráter geral, as demais atividades inerentes às competências do INSS.