Últimas Notícias

Montes Claros – Campanha de Vacinação contra Paralisia Infantil e Sarampo começa neste sábado

Começam neste sábado, 8 de novembro, as campanhas nacionais de vacinação contra a paralisia infantil (poliomielite) e o sarampo. O público-alvo são as crianças de 6 meses a menos de 5 anos (poliomielite), e de 1 a menos de 5 anos (sarampo).

Montes Claros - Campanha de Vacinação contra Paralisia Infantil e Sarampo começa neste sábado
Montes Claros – Campanha de Vacinação contra Paralisia Infantil e Sarampo começa neste sábado

Em Montes Claros, a meta é vacinar cerca de 20 mil crianças. Para isso, a população poderá se dirigir a uma das 18 Salas de Vacinação ou a uma das 27 Unidades de Saúde (lista em anexo) do município que irão aplicar doses das vacinas. Cerca de 300 servidores municipais estarão envolvidos nas campanhas.

Nos dias 5 e 6 de novembro, na parte da tarde, será realizada uma capacitação dos profissionais que irão atuar na campanha. O treinamento ocorrerá na Sala Geraldo Freire.

Os dias “D” da campanha serão 8 e 22 de novembro.   

POLIOMIELITE: A poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença infecciosa viral aguda transmitida de pessoa a pessoa, principalmente pela via fecal-oral. Em cerca de 1% dos casos, o vírus alcança o sistema nervoso central, infectando e destruindo neurônios motores, levando à fraqueza muscular e à paralisia flácida aguda. Diferentes tipos de paralisia podem ocorrer, dependendo dos nervos envolvidos. A pólio espinhal é a forma mais comum, caracterizada por paralisia que, com frequência, afeta as pernas. (Fonte: Wikipedia)

SARAMPO: O sarampo é uma doença infecto-contagiosa provocada por vírus e transmitida por secreções das vias respiratórias, como gotículas eliminadas pelo espirro ou pela tosse. É uma doença potencialmente grave. Em gestantes, pode provocar aborto ou parto prematuro. Além das manchas avermelhadas na pele, que começam no rosto e progridem em direção aos pés, podemos citar os seguintes sintomas: febre, tosse, mal-estar, conjuntivite, coriza, perda do apetite e manchas brancas na parte interna das bochechas . Otite, pneumonia e encefalite são complicações graves do sarampo.(Fonte: drauziovarella.com.br)