Últimas Notícias

Montes Claros – Vereadores de Montes Claros ressaltam a importância da campanha Novembro Azul

Os vereadores de Montes Claros utilizaram o tempo na tribuna durante a reunião ordinária para destacar a importância da campanha Novembro Azul, com ações que deverão durar todo o mês.

Montes Claros - Vereadores de Montes Claros ressaltam a importância da campanha Novembro Azul
Montes Claros – Vereadores de Montes Claros ressaltam a importância da campanha Novembro Azul

O Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro, dirigida à sociedade e aos homens sobre a importância de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças masculinas.

O vereador Dr. Valdivino (PMDB) destacou a importância de campanhas que fomentem a preocupação masculina com a saúde. Valdivino destacou que a falta de diagnóstico precoce é uma das principais causas de morte por doenças malignas.

– O câncer de próstata é um dos maiores vilões dos homens e mesmo assim muitos se recusam a fazer o exame. Saímos do Outubro Rosa onde as ações para a saúde da mulher são espontâneas e começamos agora o Novembro Azul. Espero que a campanha seja intensa, pois os homens têm uma maior resistência em procurar ajuda médica – alertou Valdivino.

Dados do Ministério da Saúde indicam que em casos de câncer de próstata, três quartos das ocorrências são em homens acima de 60 anos de idade. Por isso, o vereador Idelfonso Saúde (PMDB) alertou para a prevenção a partir dos 40 anos. O vereador ainda ressaltou a campanha Novembro Dourado, que ocorre paralelamente e tem por objetivo prevenir o câncer infantil.

– Os homens precisam ter consciência de que a prevenção é essencial para a boa saúde. Quero fazer um alerta também para o Novembro Dourado, uma campanha que visa conscientizar os pais sobre os cuidados para diagnosticar precocemente o câncer infantil. Lembrando que a doença nas crianças apresenta um elevado índice de cura, principalmente se descoberta rapidamente – disse o vereador.