Últimas Notícias

Montes Claros – Samu intenta resgatar as macas para poder dar assistência a população de Montes Claros

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu Macro Norte) reconheceu nesta sexta-feira (7), o prejuízo causado ao serviço de socorro prestado à população de Montes Claros em função da demora na liberação das macas, que frequentemente ficam presas nos hospitais de referência de Montes Claros.

Montes Claros - Samu intenta resgatar as macas para poder dar assistência a população de Montes Claros
Montes Claros – Samu intenta resgatar as macas para poder dar assistência a população de Montes Claros

Na manhã de hoje  a reportagem do Jornal Montes Claros flagrou ambulâncias com as macas retidas devido a falta de leitos nas unidades hospitalares. De acordo com um dos socorrista do Samu, que preferiu não se identificar, muitas ambulâncias estão sem macas desde o dia de otem, intentando resgatar as macas para poder dar assistência a população de Montes Claros.

A unidade do Samu em Montes Claros possui sete ambulâncias 48 macas. Todas estão retidas nos hospitais da cidade, a maioria delas  na Santa Casa.

O Samu tem como prerrogativa fazer o atendimento pré-hospitalar. Se a maca fica presa em alguma unidade de saúde, certamente terá menos recursos disponível e, consequentemente, isso acarretará demora no atendimento.

Nota da Santa Casa de Montes Claros:

“A Santa Casa de Montes Claros compreende e lamenta as consequências desta situação, mas reforça que, também ela, se encontra em situação difícil em função da superlotação do hospital. Tal cenário reflete uma realidade geral da saúde e que se faz ainda mais perceptível quando se tem em mãos os números do seu Pronto Socorro que é referência no atendimento de traumas e trabalha constantemente em situação de Plano de Contingência.

O PS tem como regra a previsão de entrada de 20 pacientes em média, para os quais teria total condição de dar o melhor e mais humano tratamento. No entanto, hoje estão registrados 52 pacientes que estão alocados, por exemplo, através da retenção das macas do Samu.

É importante salientar que a Santa Casa ​de Montes Claros ​​mesmo atendendo além da sua capacidade, não se omite da sua honrosa missão social de oferecer amparo aos enfermos evidenciando uma parceria efetiva com o Samu de Montes Claros que encontra nela a certeza de um destino para os socorridos.​”​