Últimas Notícias
POS ON-LINE PUC MINAS

MG – Ministério Público autoriza importação de Canabidiol para tratamento de criança com síndrome rara

O Ministério Público de Ipatinga expediu uma liminar nesta quarta-feira (5) determinando que o município de Santana do Paraíso arque com o Canabidiol para o tratamento de Maria Clara Oliveira. A criança, de sete anos, sofre com a Síndrome de Lennox Gastaut e tem de 30 a 40 crises epiléticas por dia.

Família espera que Anvisa libere o Canabidiol para filha (Foto: Wilkson Tarres )
Família espera que Anvisa libere o Canabidiol para filha (Foto: Wilkson Tarres )

O medicamento Canabidiol (CBD) Cannabis sativa, derivado da maconha, é produzido nos Estados Unidos e tem a venda proibida no Brasil, e só pode ser conseguido com autorização especial. A família luta na Justiça para conseguir o medicamento que pode salvar a vida de Maria Clara.

Os pais da menina, Rodrigo da Silva e Tatiane Oliveira, disseram estar mais aliviados com o primeiro passo alcançado. Segundo eles, muitas pessoas se comoveram com a história da filha, depois da divulgação na imprensa. Tatiane Oliveira disse que pessoas de vários lugares se solidarizam.

“Nosso telefone não parou durante essa última semana. Famílias do estado de Goiás e dos Estados Unidos nos ligaram pedindo nosso endereço para comprar o remédio e enviar para nossa casa. Em virtude da proibição por parte da Anvisa, o remédio ainda não pode chegar à nossa filha, mas estamos confiantes”, afirma.

A advogada da família, Sandra Paula de Souza, disse que agora o próximo passo é requerer administrativamente junto a Anvisa a liberação do remédio. Para os pais fica a esperança de que Maria Clara possa voltar a andar, falar e ter uma vida saudável.

A prefeitura municipal de Santana do Paraíso e a Anvisa ainda não se pronunciaram sobre o caso.

As informações são da Inter TV dos Vales.