Últimas Notícias

Montes Claros – Campanha Nacional de Vacinação em Montes Claros tem como meta vacinar mais de 36 mil crianças‏

O lançamento da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e da Campanha de Seguimento Contra o Sarampo em Montes Claros contou com a adesão de muitos pais, que já levaram seus filhos logo no primeiro dia, 8 de novembro, a fim de garantir a imunização dos pequenos.

Montes Claros - Campanha Nacional de Vacinação em Montes Claros tem como meta vacinar mais de 36 mil crianças‏
Montes Claros – Campanha Nacional de Vacinação em Montes Claros tem como meta vacinar mais de 36 mil crianças‏

Às 7 horas da manhã já havia fila na unidade de Estratégia de Saúde da Família do bairro Village do Lago, localizada na Avenida Perimetral, S/N. A dona de casa Meire Cangussu não perdeu tempo e já levou seu filho Vitor Emanuel, de 1 ano e 2 meses, para receber as duas vacinas. “É bom que a gente fica despreocupada e ele já fica prevenido”, disse a mãe.

IMPORTÂNCIA – A secretária municipal de Saúde, Ana Paula Nascimento, elogia a iniciativa dos pais que aderem à campanha em prol da saúde dos filhos. “É uma campanha muito importante, por isso parabenizo os pais que acordaram cedo e já trouxeram seus filhos para vacinar”, destacou a secretária.

O secretário adjunto de Atenção Primária à Saúde, Danilo Fernando Macedo Narciso, também confirma a importância da campanha, enfatizando que as políticas públicas e a preocupação dos pais contribuíram para erradicar os casos da doença no Brasil. “A vacina contra a poliomielite continua sendo muito importante, apesar de que já têm uns 25 anos que não temos casos da paralisia infantil no Brasil. Mas alguns países ainda apresentam alguns casos. Por isso não se pode baixar a guarda e deixar de continuar combatendo a doença”, alertou o secretário.

META – De acordo como o governo estadual a expectativa em Minas Gerais é imunizar 1,1 milhão de crianças de seis meses a menos de cinco anos contra a poliomielite; e um milhão de crianças de um a menos de cinco anos contra o sarampo. Em Montes Claros, a meta é vacinar 24,45 mil crianças contra a poliomielite e 12.225 contra o sarampo. O secretário explica que a vacina contra o sarampo também age contra a rubéola e a caxumba, que são doenças mais simples mas que têm o seu potencial de risco, podendo levar até à morte.

Na maior cidade do Norte de Minas os montes-clarenses podem procurar umas das 18 salas de vacina ou uma das 27 unidades de saúde para atualizar o cartão de vacina. Cerca de 300 profissionais estão envolvidos na campanha, que segue até o dia 28 de novembro.