Últimas Notícias

Brasil – Semana Nacional de Conciliação já recebe pedidos de audiência

Interessados em participar da Semana Nacional de Conciliação, de 24 a 28 deste mês, devem procurar o tribunal onde o processo tramita. A iniciativa, que é do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), será realizada em todo o país.
Brasil - Semana Nacional de Conciliação já recebe pedidos de audiência
Brasil – Semana Nacional de Conciliação já recebe pedidos de audiência

No Tribunal Regional do Trabalho (TRT) em Minas, o prazo máximo para o envio dos pedidos de audiência é a próxima sexta-feira, dia 14, nas Centrais de Conciliação ou nas Varas do Trabalho onde os processos tramitam. Já pela internet (trt3.jus.br) pode ser feito até o sábado, 15.

Para as ações em trâmite no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), o protocolo deve ser realizado no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejus) do Fórum Lafayette. As pessoas que moram no interior, devem procurar as varas locais.
“Não há um prazo máximo, mas quanto mais rápido o solicitante manifestar o desejo, mais fácil será para intimar a outra parte”, disse a juíza Lucy Augusta Aznar de Freitas, coordenadora do Cejus e representante do TJMG.
FACILITADOR
A conciliação é um procedimento amigável em que as próprias partes, estimuladas por um terceiro, encontram a solução para um determinado conflito.
“Não é pensando em quem está certo ou errado, mas em qual solução atende aos interesses daqueles dois indivíduos”, explicou o juiz André Gomma de Azevedo, assessor da presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e integrante do Comitê Nacional pela Conciliação.
Na Semana Nacional de Conciliação do ano passado foram realizadas 350.411 audiências em todo o país, com 180.795 acordos fechados.
Para este ano, apenas no Tribunal de Justiça de Minas, já estão marcadas 1.103. No ano passado, foram realizadas 635.