Empréstimo Consignado para aposentados, pensionistas do INSS

Últimas Notícias
Casa das Apostas Online Betway

Brasil – Número de trabalhadores estrangeiros no Brasil aumenta 50,9% em três anos

O número de trabalhadores estrangeiros no Brasil aumentou 50,9% entre 2011 e 2013, procedentes principalmente do Haiti, Argentina, Bolívia e Paraguai, segundo os dados do Observatório das Migrações Internacionais (OBMigra) divulgados nesta quarta-feira pelo ministro do Trabalho, Manoel Dias.

Brasil - Número de trabalhadores estrangeiros no Brasil aumenta 50,9% em três anos
Brasil – Número de trabalhadores estrangeiros no Brasil aumenta 50,9% em três anos

O número de estrangeiros com emprego formal no Brasil subiu inicialmente 19%, desde os 76.578 de 2011 até os 94.688 de 2012, e no ano seguinte saltou 26,8%, até 120.056.

De acordo com o estudo, os países de procedência mais frequentes são Argentina, Bolívia e Paraguai, todos eles fronteiriços com o Brasil, assim como Portugal e alguns países do Caribe, especialmente o Haiti.

Segundo o relatório, os destinos preferidos pelos trabalhadores que emigram ao Brasil são os estados do sul e do sudeste do país.

Por outro lado, o relatório também recolhe que a população estrangeira que mais cresceu no Brasil foi a haitiana, que passou de ter 814 trabalhadores legais no país em 2011 a 14,5 mil em 2013.

Segundo o estudo, além dos haitianos, os países do Mercosul também aumentaram sua participação no mercado de trabalho formal brasileiro dado que o número de peruanos aumentou 182,2% entre 2011 e 2013 e, no mesmo período, o de colombianos cresceu 175,4%.

“O Brasil não tinha uma tradição de receber grandes imigrações, especialmente desde os anos 50. Isso mudou e hoje temos no campo da geração de emprego a maior projeção de país no exterior “, disse Dias em declarações recolhidas em comunicado emitido pelo Ministério do Trabalho.

Segundo o texto publicado pelo organismo, a população que emigrou para o Brasil na busca de emprego tem que ser atendida com os mesmos projetos de qualificação profissional oferecidos à população nativa.

Quer saber as notícias do Jornal Montes Claros em primeira mão? Siga-nos no Facebook @jornamoc, Twitter @jornalmoc e Instagram @jornalmoc.