Últimas Notícias

Dilma sente-se ilegítima no cargo, mesmo após reeleição, diz FHC

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) disse no último sábado que o Brasil enfrenta diversas crises, mas que a presidente Dilma Rousseff se sente “ilegítima” mesmo após ter assegurado seu segundo mandato à frente do Palácio do Planalto, embora não seja sua culpa.

Ex-presidente Fernando Henrique Cardoso ainda afirmou que o jogo político do governo de Dilma Rousseff é "mal organizado"
Ex-presidente Fernando Henrique Cardoso ainda afirmou que o jogo político do governo de Dilma Rousseff é “mal organizado”

Segundo o jornal Folha de S.Paulo, durante uma participação no Festival Piauí de Jornalismo, FHC apontou que as atuais crises são um reflexo da falta de alternativa ao “sistema de barganha”, com 22 partidos no Congresso – 28 a partir de 1º de janeiro – a área energética e até o fortalecimento de uma nova direita.

Fernando Henrique ainda afirmou que o jogo político de Dilma e da base aliada é “mal organizado”. “Você tem um jogo político mal organizado. Nunca vi um presidente demitir o ministro da Fazenda no ar. O ministro continua, não tem outro, gera incerteza”, disse o ex-presidente ao referir-se a saída anunciada do ministro Guido Mantega, durante a campanha eleitoral, em setembro.

Por outro lado, FHC mostrou-se otimista com a sociedade brasileira “mais dinâmica” e elogiou avanços do governo petista, como a atuação independente do Ministério Público Federal e a diminuição do analfabetismo no País.