Últimas Notícias

Montes Claros – Prefeitura promove ações educativas contra a dengue

Com a chegada das chuvas os cuidados para evitar a dengue devem ser redobrados. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde, através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), e em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Secretaria de Serviços Urbanos (SSU), está realizando atividades educativas de prevenção à dengue e pragas urbanas em Montes Claros.
Montes Claros - Prefeitura promove ações educativas contra a dengue
Montes Claros – Prefeitura promove ações educativas contra a dengue

As ações começaram nesta terça-feira, 18, e serão desenvolvidas até sábado, 22, quando será realizado um grande mutirão no conjunto habitacional Minas Gerais. Ontem e hoje a divulgação de técnicas de prevenção à doença foi feita em escolas dos bairros Minas Gerais, Monte Sião, Planalto e Village do Lago.

Na próxima sexta-feira, 21, será feito um mutirão com recolhimento de sacolas plásticas, lixos e entulhos no entorno da UFMG. No sábado, 22, será realizado o encerramento com uma série de ações no residencial Minas Gerais. No local, o CCZ irá montar um estande educativo com dicas sobre a destinação correta de resíduos sólidos e informações sobre a febre Chikungunya e a dengue. Já os estandes da UFMG vão disponibilizar cortes gratuitos de cabelo, além de oficinas de horta urbana e de fabricação de tambores com a utilização de materiais recicláveis. Para encerrar o evento, que começa às 7 horas, haverá um show com a banda Maracutaia.
Um dever de todos – Combater a proliferação do mosquito Aedes Aegypti é um dever de todos. Os cuidados devem ser redobrados, já que o mosquito da dengue é também o transmissor da febre Chikungunya, doença que tem os mesmos sintomas e que pode permanecer no corpo por anos.
Para evitar a reprodução do mosquito, vale seguir algumas recomendações:
·         Mantenha a caixa d’água e tambores bem cobertos;
·         Lave pelo menos uma vez por semana as vasilhas e bebedouros de animais;
·         Não deixe água acumulada em pneus e garrafas;
·         Guarde os pneus em desuso em local coberto;
·         Limpe as lajes e calhas;
·         Coloque tela nos ralos ou adicione água fervente pelo menos uma vez por semana;
·         Mantenha as piscinas bem tratadas;
·         Utilize sempre a coleta pública.