Últimas Notícias

Concurso Beleza Negra 2014 – Final teve novidades e grande público

Durante a passagem do Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, a Coordenadoria de Promoção de Políticas de Igualdade Racial da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social realizou a grande final da sexta edição do Concurso Beleza Negra, no auditório da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS).

Concurso Beleza Negra 2014 - Final teve novidades e grande público
Concurso Beleza Negra 2014 – Final teve novidades e grande público

Para se chegar à final foram realizadas seis seletivas nos bairros mais populosos de Montes Claros (Maracanã, Renascença, Independência, Santos Reis, Morrinhos e Delfino Magalhães) e uma semifinal em virtude do grande número de selecionados, que beirou os 100 candidatos. Na final, um grupo de 18 jurados, formado por jornalistas, empresários, modelos e membros do movimento negro avaliaram um total de 36 candidatos divididos entre as categorias Mirim (de 10 a 13 anos) e Juvenil (entre 14 e 17 anos). Na Mirim, participaram nove meninas e quatro meninos, enquanto que a Juvenil contou com a participação de 20 garotas e três rapazes.

Antes dos desfiles, o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Luciano Guimarães, destacou que o concurso abrangeu o município inteiro e que foi responsável por unir as famílias dos participantes. O vice-prefeito José Vicente Medeiros, por sua vez, elogiou o trabalho realizado por Vera Nice dos Santos à frente da Coordenadoria de Igualdade Racial, dizendo que é testemunha de sua luta há vários anos. Vera aproveitou a oportunidade para agradecer a colaboração de todos que ajudaram a fazer com que o Concurso Beleza Negra se tornasse um sucesso, como a comunidade da periferia e os empresários da cidade.

Em relação às edições anteriores, a edição 2014 do Beleza Negra trouxe algumas novidades, como a colaboração da modelo e consultora de moda e imagem Taíra Maciel, que preparou os candidatos para o desfile com noções de coreografia e postura, e a apresentação musical de Amanda Souza, que se sagrou Miss Beleza Negra na edição de 2012 e que interpretou um repertório de samba formado por canções como “Berimbau”, de Vinícius de Morais, agradando em cheio à plateia, que cantou junto em vários momentos do show que precedeu o desfile.

Os grandes vencedores do concurso foram:

Categoria Juvenil – Miss: Samara Pereira Nunes

                               Mister: Wesley Silva

Categoria Mirim – Miss: Josiane do Carmo

                              Mister: Emanuel Bruno