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Black Friday brasileira tem atuação abaixo do esperado

O faturamento do comércio eletrônico durante a Black Friday, data para descontos, chegou a R$ 1,16 bilhão neste ano no Brasil, disse a empresa de informações sobre comércio eletrônico E-bit nesta segunda-feira, ligeiramente abaixo do previsto e guiado sobretudo pela alta do valor médio das compras.

O montante representa um avanço nominal de 51% sobre o resultado obtido no evento no ano passado, segundo a E-Bit
O montante representa um avanço nominal de 51% sobre o resultado obtido no evento no ano passado, segundo a E-Bit

O montante representa um avanço nominal de 51% sobre o resultado obtido no evento no ano passado, ante projeção inicial da E-bit de um aumento de 56%. Na sexta-feira de descontos generalizados na internet, foram feitos 2,2 milhões de pedidos online, bem abaixo da estimativa de 3,37 milhões.

Por outro lado, o tíquete médio de compra subiu 32% sobre um ano antes, a R$ 522, ante projeção inicial da empresa de pesquisas de um patamar bem mais baixo, de R$ 355.

“A elevação do tíquete médio foi reflexo do aumento da confiança na data pelo consumidor”, disse o diretor-executivo da E-bit, Pedro Guasti, que avaliou que o evento atingiu expectativas.

O desempenho final da Black Friday surge ao mesmo tempo que os varjetistas projetam um Natal fraco, diante do encarecimento do crédito, inflação alta e perspectivas ainda incertas para a economia brasileira e mundial, combinação que vem fazendo o consumidor manter a carteira no bolso.

A expectativa é que a temporada de compras de fim de ano, a mais importante do ano, mostre um avanço de vendas menor que o apresentado em 2013, no que será, segundo a Confederação Nacional do Comércio (CNC), o ritmo mais tímido da última década.

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