SMART FIT - MONTES CLAROS

Turbo Pesquisa - CLIQUE AQUI PARA MIAS INFORMAÇÕES
Inicio » Internacional » América » Canadá sacrifica 146 mil aves contra gripe aviária da cepa H5N2

Canadá sacrifica 146 mil aves contra gripe aviária da cepa H5N2

O Canadá anunciou na segunda-feira (8) o sacrifício de 146 mil aves de cinco granjas da Columbia Britânica, no oeste do país, após o registro de casos de gripe aviária da cepa H5N2.

Milhares de aves foram sacrificadas mediante o emprego de gás carbônico
Milhares de aves foram sacrificadas mediante o emprego de gás carbônico

Diante desta cepa de alto risco de contágio entre os animais e “devido ao grande número de granjas no sul da Columbia Britânica” estabelecemos uma “zona de controle primário” que vai “além das áreas afetadas”, disse Harpreet Kochhar, chefe veterinário da agência canadense de inspeção de alimentos (ACIA).

Em uma vasta zona – que vai da fronteira com os Estados Unidos, 700 km ao norte da Columbia Britânica, até a província de Alberta – se proibiu o trânsito de aves, carnes, ovos, equipamentos ou alimentos que podem ter tido contato com aves infectadas.

No total, milhares de aves – basicamente frangos e perus – foram sacrificadas mediante o emprego de gás carbônico, de acordo com as normas internacionais. Os produtores serão indenizados em um prazo de entre seis e dez semanas, pelo valor de mercado nas aves.

As primeiras aves com o vírus foram identificadas na terça-feira, em duas granjas, uma em Plats-bords e outra em Chilliwack. Outras duas granjas em Chilliwack foram isoladas na quinta-feira.

O vírus H5N2, um subtipo que afeta aves selvagens e domésticas, tem uma alta taxa de mortalidade entre as aves, mas é raramente transmitido para seres humanos.

Aviso

  • Nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários de artigos do JORNAL MONTES CLAROS sejam respeitosas e construtivas.
  • Os espaços de comentários em nossos artigos são destinados a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou e-mail válido)
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *