Inicio » Economia » Saiba como doar parte do IR para instituições sociais

Saiba como doar parte do IR para instituições sociais

Se você faz o modelo completo de declaração, usando deduções legais, pode doar parte de seu Imposto de Renda para instituições sociais. As doações podem ser feitas a fundos dos direitos da criança e do adolescente (ECA), a incentivos à cultura (Pronac), à atividade audiovisual (Ancine), ao esporte e a idosos – em todos os casos, apenas a projetos credenciados.

Saiba como doar parte do IR para instituições sociais
Saiba como doar parte do IR para instituições sociais

O limite de doações determinado pela Receita Federal é de 6% do IR devido (o imposto calculado na declaração). Além desse valor, o contribuinte pode ainda doar mais 2%, sendo 1% ao Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon) e 1% ao Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (Pronas/PCD).

Para realizar a doação, basta destinar recursos diretamente aos fundos sociais escolhidos até dia 31 de dezembro deste ano. No ano que vem, essa doação deverá ser informada na Declaração de Ajuste Anual.

Outra opção é doar uma parte neste ano e outra na hora de declarar. Nesse caso, as doações só podem ser feitas ao ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente). Se preferir esta alternativa, o contribuinte deve abrir a ficha Resumo da Declaração e escolher Doações Diretamente na Declaração – ECA.

Aviso: Nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários de artigos do JORNAL MONTES CLAROS sejam respeitosas e construtivas.Os espaços de comentários em nossos artigos são destinados a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou e-mail válido)



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *