Publicidade

Inicio » Mais Seções » Saúde – IBGE diz que 36,3% dos homens e 13% das mulheres consomem álcool

Saúde – IBGE diz que 36,3% dos homens e 13% das mulheres consomem álcool

Uma pesquisa divulgada pelo IBGE nesta quarta-feira (10) mostra que o percentual de homens que consome bebida alcoólica é quase três vezes maior do que o das mulheres no país. 36,3% (ou 25 milhões) deles tomam algum tipo de bebida alcoólica uma vez ou mais por semana, enquanto 13% (ou 10 milhões) das mulheres ingerem álcool.

Saúde - IBGE diz que 36,3% dos homens e 13% das mulheres consomem álcool
Saúde – IBGE diz que 36,3% dos homens e 13% das mulheres consomem álcool

A coordenadora de Trabalho e Rendimento do IBGE, Maria Lucia Vieira, uma das responsáveis pela pesquisa, afirma que o fato de as mulheres beberem menos está ligado a elas viverem mais.

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), o consumo abusivo de bebidas alcoólicas é considerado um fator de risco das principais doenças crônicas não transmissíveis, bem como de acidentes e atos violentos.

O levantamento revelou ainda que os moradores com curso superior completo (30,5%) são os que mais consomem álcool. “Pode ter a ver com a renda”, diz a coordenadora.

O estudo inédito revela ainda que os maiores consumidores estão na faixa etária de 25 a 39 anos (28,5%), enquanto a faixa de 60 anos ou mais tem o menor percentual (14,2%). O levantamento também inclui as raças dos consumidores, sendo 26,5% da preta, 25,3% da branca e 22,1% da parda.

As pessoas com curso superior completo (30,5%) se destacam como as que mais tomam bebidas alcoólicas, e as sem instrução e com ensino fundamental incompleto como as que têm menos consumo (19%).

Outro destaque foi o percentual de 24,3% de quem já bebeu e dirigiu – que variou de 20,8%, na região Sudeste, a 29,6%, no Centro-Oeste. Esses números foram maiores entre os homens (27,4%) do que entre mulheres (11,9%).

O IBGE visitou um total de 80 mil casas em 1.600 municípios para a conclusão da Pesquisa Nacional de Saúde em 2013. Depois calculou estimativas em cima das 146,3 milhões de pessoas com 18 anos ou mais de idade no país.

Leia Também

Transforme seu studio em um apartamento multifuncional

Transforme seu studio em um apartamento multifuncional

* Por: Jornal Montes Claros - 24 de setembro de 2018. A nova tendência de …

Aviso: Nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários de artigos do JORNAL MONTES CLAROS sejam respeitosas e construtivas.O espaço de comentários em nossos artigos é destinado a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não às pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou email válido).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *