Publicidade

Inicio » Educação » Professor João Canela empossado como reitor da Unimontes até 2018

Professor João Canela empossado como reitor da Unimontes até 2018

O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais, José Vicente Gamarano, empossou na tarde desta segunda-feira (15/12), o professor João dos Reis Canela como reitor da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) para mandato pelos próximos quatro anos (2014/2018). A posse aconteceu no gabinete do secretário, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, com a presença de autoridades. O professor João Canela foi reconduzido ao cargo no dia 4 de dezembro último pelo governador Alberto Pinto Coelho. O professor Antonio Alvimar Souza foi nomeado vice-reitor.

Secretário José Vicente Gamarano e reitor João Canela Foto: Alex Sezko
Secretário José Vicente Gamarano e reitor João Canela Foto: Alex Sezko

“Essa posse representa uma proposta coletiva de construção da Universidade Estadual de Montes Claros, em um momento importante no qual realizamos ações estruturantes, como o concurso público para professores, que está em pleno andamento, e garantirá a estabilidade e uma nova perspectiva para nossas atividades”, disse o professor João Canela ao ser empossado.

Ele destacou que a posse é a ratificação de um compromisso pessoal com a Unimontes, mas também o compromisso coletivo. “Precisamos pensar coletivamente e não apenas individualmente”, pontuou o reitor.

O secretário José Vicente Gamarano enalteceu o trabalho da Unimontes para Minas Gerais, “sendo fundamental no desenvolvimento das regiões onde atua, com destaque nas áreas de ensino, pesquisa e extensão”. Destacou os avanços da Unimontes na atual gestão e reforçou que o Estado de Minas Gerais precisa da ação permanente da universidade no desenvolvimento regional.

Ex-secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, o deputado federal Nárcio Rodrigues, também presente ao ato de posse, destacou que presenciou o papel da Unimontes em vários municípios do Norte de Minas, Vale do Jequitinhonha e na região Central do Estado. “As cidades que tem unidades da Unimontes sentem-se protegidas por contar com uma universidade de peso nas áreas de ensino, pesquisa e extensão”, disse o parlamentar.

“Também presenciei a competência da Unimontes na superação das dificuldades, sendo ainda promotora de cidadania e se impondo pela própria força institucional”, ressaltou.

O papel da Unimontes no desenvolvimento regional também foi enaltecido pelo subsecretário de Inovação, Sérgio Lourenço, e pelo professor Eduardo Andrade Santa Cecília, chefe de gabinete do reitor da Universidade do Estado de Minas Gerais, professor Dijon Moraes. O subsecretário observou que tem relação com o Norte de Minas, sendo conhecedor da ação da Unimontes no desenvolvimento regional e na qualidade das ações em prol das regiões em que atua. Já o chefe de gabinete da UEMG observou que a atual gestão da Unimontes iniciou uma relação de parceria permanente com a Universidade do Estado de Minas Gerais, fortalecendo as ações favoráveis ao ensino superior no território mineiro.

Leia Também

Transforme seu studio em um apartamento multifuncional

Transforme seu studio em um apartamento multifuncional

* Por: Jornal Montes Claros - 24 de setembro de 2018. A nova tendência de …

Aviso: Nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários de artigos do JORNAL MONTES CLAROS sejam respeitosas e construtivas.O espaço de comentários em nossos artigos é destinado a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não às pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou email válido).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *