A casa do Papai Noel fica em um lugar muito, muito frio, com temperaturas que chegam aos 30 graus abaixo de zero, próximo ao Círculo Polar Ártico, lá no topo do mundo, mais precisamente na Lapônia. Trata-se da província mais setentrional da Finlândia, ao norte da Escandinávia, em cuja capital, Rovaniemi, é Natal o ano inteiro!
A cidade do Pai Natal vive do turismo. Tanto é que a Santa Claus Village, ou Vila Noel, recebe visitantes em qualquer época do ano, seja pelo eterno clima natalino, seja para contemplar belezas naturais comuns a terras extremamente geladas, como o brilho azulado da neve à noite, e a paisagem dominada pela cor branca. Sem falar da aurora boreal, fenômeno que ocorre 200 dias por ano, e deixa um rastro luminoso no céu provocado pelo choque entre partículas elétricas e átomos e moléculas da atmosfera terrestre.
Mas há muito mais o que fazer em Rovaniemi,cidade de arquitetura moderna que foi totalmente reconstruída após a Segunda Guerra Mundial. Infraestrutura turística não falta: lojas, restaurantes e hotéis estão por toda parte.
Sem falar das galerias de arte a céu aberto com esculturas de gelo, passeios de trenó, estações de esqui, além de um museu e um parque dedicados ao bom velhinho barbudinho. Destaque para uma estação dos correios, onde o Papai Noel e seus ajudantes passam o ano inteiro lendo as milhões de cartas que chegam.
Na Finlândia, faça como os finlandeses e vá para a sauna. Essa programação super comum e familiar é extremamente necessária, higiênica e ritualística. Depois do vapor quentinho, é de praxe deitar na neve gelada, nu em pelo! Tudo bem se quiser pular essa parte e correr logo para um abrigo bem quentinho após o banho, e cobrir-se de casacos. Os lapões, como são conhecidos os índios nórdicos nativos da região, usam trajes à base de pele de rena, bem coloridos. Aliás, a alegria e o calor dos 35 mil receptivos habitantes que vivem por lá compensam o frio lancinante. Para chegar a Rovaniemi, voos saem da capital finlandesa, Helsinque, distante 50 minutos do lar de Papai Noel.