Últimas Notícias
POS ON-LINE PUC MINAS

Montes Claros – Aprovado projeto que regulamenta a criação de pombos em Montes Claros‏

O Projeto de Lei nº 76/2015, que altera o Artigo 109 da Lei 1.091 de 23 de julho de 1.976, foi aprovado na manhã de hoje (11/06), durante Reunião Ordinária. A regulamentação da criação de pombos-correio em Montes Claros, muda o Código de Posturas do município. Ou seja, passa a ser permitida, para fins recreativos e esportivos, praticado por criadores filiados à quaisquer Associações Columbófilas, a criação em viveiros adequados de pombos-correio.

Montes Claros - Aprovado projeto que regulamenta a criação de pombos em Montes Claros‏
Montes Claros – Aprovado projeto que regulamenta a criação de pombos em Montes Claros‏

Para que seja considerado um viveiro adequado, uma das exigências do projeto é quanto a estrutura em que as aves serão abrigadas, ou seja, os viveiros devem ser totalmente abertos, semiabertos ou fechados, construídos de alvenaria, com dimensões de acordo com o tamanho do criadouro e que atendam as seguintes condições: estar limpo, seco e exposto ao sol. Além disso, as instalações devem ser livres de parasitas e protegidas de animais daninhos.

.

Columbofilia

A columbofilia é a arte de criar pombos-correio, com fins desportivos. O seu fundamento baseia-se na capacidade, inata, que estas aves possuem em voltar ao seu pombal, quando postos em liberdade e a grandes distâncias.