Os municípios mineiros que decretaram situação de emergência devido à seca vão receber investimentos do governo federal, que serão executados em parceria com o governo do estado. O Termo de Compromisso, assinado na semana passada pelo ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, e o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, garante R$ 10 milhões em ações emergenciais. Nesta quarta-feira (17/6), o secretário da Sedinor, Paulo Guedes, discutiu com o tenente-coronel, Ronilson Edelvan, e o major Arnaldo Affonso, da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), as ações mais eficazes de acordo com a realidade dos municípios das regiões Norte e Nordeste, que receberão os recursos.

O apoio no abastecimento de água será por meio de caminhão-pipa e/ou implantação de adutora de engate rápido. De acordo com o secretário Paulo Guedes, “são ações que, somadas às que já estão sendo executadas pelo Sistema Sedinor/Idene, irão amenizar o sofrimento das famílias que sofrem com a seca”, afirmou.
.
Até o momento, das 106 cidades que decretaram situação de emergência no estado de Minas Gerais, 100 estão na região de abrangência do Sistema Sedinor/Idene, o que corresponde a quase 40% das 258 cidades de responsabilidade da Secretaria. Paulo Guedes ressaltou que muitas cidades que também sofrem com a falta de água ainda não decretaram situação de emergência, o que pode fazer com que o número ainda cresça. “É muito importante este apoio, já que em muitos desses municípios já falta água até para beber”, destacou.