Inicio » Economia » Montes Claros – Portal de avaliação de gastos públicos reforça combate à corrupção

Montes Claros – Portal de avaliação de gastos públicos reforça combate à corrupção


Reviewed by:
Rating:
5
On 17 de julho de 2015
Last modified:17 de julho de 2015

Summary:

Montes Claros - Portal de avaliação de gastos públicos reforça combate à corrupção

Montes Claros - Portal de avaliação de gastos públicos reforça combate à corrupção
Montes Claros – Portal de avaliação de gastos públicos reforça combate à corrupção

.

Disponibilizar uma ferramenta de controle social e de combate à corrupção no Brasil. A proposta é audaciosa e pauta os objetivos do Fiscalizeagora.org, novo portal de avaliação de gastos públicos lançado nesta segunda-feira. O site foi desenvolvido pelos analistas de sistemas Matheus Moreira e Marcos Moreira, e pelo designer Philippe Albuquerque. Ele fornece aos cidadãos instrumentos para registrar, debater e opinar sobre os gastos públicos de forma simples e objetiva. “Percebemos que existe uma falta de diálogo e interação entre os órgãos públicos e a população, itens essenciais para a melhor gestão dos recursos”, afirma Matheus Moreira.

.

Engajar-se por meio do site é simples. Basta fazer o login com o mesmo cadastro do Facebook, buscar os gastos públicos de acordo com os critérios disponíveis nos filtros, analisar os dados apresentados e “concordar”, “discordar”, “comentar” ou “compartilhar” as informações nas redes sociais. “A população precisa participar mais para exigir melhor gestão dos recursos pelos governantes e para ter serviços de qualidade. Quando muitas pessoas trabalham em prol de um objetivo, juntas, elas conseguem grandes resultados. E o cidadão, por conhecer de perto sua cidade, é a pessoa mais capacitada para avaliar se os gastos foram coerentes ou não”, explica Marcos Moreira. Inicialmente, é possível fiscalizar recursos de Minas Gerais e de São Paulo, mas a meta é  disponibilizar dados de todo o Brasil.

.

O portal vai ajudar que gastos abusivos e/ou com suspeitas de irregularidades ganhem destaque, e consequentemente, desencadeiem e evidenciem outros casos que mereçam a atenção e o acompanhamento da sociedade. “O intuito é, aos poucos, motivar o registro de denúncias aos órgãos de controle interno e externo; pautar notícias nos meios de comunicação; solicitar esclarecimentos aos responsáveis pelos gastos; conscientizar a população na hora do voto e, principalmente, mostrar ao povo que é possível mudar o país. Para isso, ele precisa participar mais efetivamente da administração pública”, completa Matheus Moreira.

O link direto para fiscalizar Montes Claros é 

Acesse o portal Fiscalize Agora no linkwww.fiscalizeagora.org

.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).



EV SSL Certificate