Inicio » Norte de Minas » Norte de Minas – Barragem de Berizal e Ampliação do Sistema de Água de Montes Claros e BR-135 são pautas de reuniões em Brasilia

Norte de Minas – Barragem de Berizal e Ampliação do Sistema de Água de Montes Claros e BR-135 são pautas de reuniões em Brasilia


Reviewed by:
Rating:
5
On 4 de fevereiro de 2016
Last modified:4 de fevereiro de 2016

Summary:

Norte de Minas - Barragem de Berizal e Ampliação do Sistema de Água de Montes Claros e BR-135 são pautas de reuniões em Brasilia

 

O secretário de Estado Paulo Guedes esteve, nesta quarta-feira (03), em Brasília, acompanhado do deputado federal, Gabriel Guimarães, para tratar de demandas do Norte Minas.

Barragem de Berizal
Barragem de Berizal

As reuniões foram no Ministério de Estado das Cidades, na Secretaria do Programa de Aceleração do Crescimento (SEPAC) e no Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT). Os assuntos abordados foram a ampliação do sistema de abastecimento de água de Montes Claros, a continuidade da construção da barragem de Berizal e a conclusão das obras de asfaltamento da BR-135, nos trechos de Itacarambi ao Estado da Bahia, entre Monte Rei e Montalvânia e de Itacarambi à Manga.

Durante audiência com o ministro de Estado das Cidades, Gilberto Kassab, o secretário Paulo Guedes pediu a liberação da segunda parcela dos recursos para continuação das obras de ampliação do sistema de abastecimento de água de Montes Claros, no valor de R$ 32 milhões. Segundo Paulo Guedes, R$ 24,2 milhões já foram pagos à  empresa contratada para execução da obra. “A previsão é que as obras estejam concluídas até o final de 2016”, concluiu.

Com o secretário do Programa de Aceleração do Crescimento, Maurício Muniz Barretto, o pleito foi pela inserção das obras da barragem de Berizal no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). Paulo Guedes argumentou que a barragem é considerada por ambientalistas e gestores públicos como a solução para a seca nos municípios da região do Alto Rio Pardo. “O abastecimento humano e a perenização do Rio Pardo possibilitarão a ampliação de oportunidades de ocupação, aumento de renda e oferta de alimentos. Serão 120 mil pessoas beneficiadas em 17 municípios”, ressaltou Paulo.

Já no DNIT, com o diretor de Infraestrutura Rodoviária, Luiz Antônio Garcia, foi solicitado o apoio para a conclusão das obras de asfaltamento da BR-135. “A luta para a conclusão da BR-135, já dura cerca de 40 anos. Trata-se de uma rodovia de grande importância para o desenvolvimento daquela região, que vive isolada devido às precárias condições da estrada”, finalizou o secretário.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).