Inicio » Mais Seções » Curiosidades » Documentos revelam denúncia de roubo milionário no Brasil Império

Documentos revelam denúncia de roubo milionário no Brasil Império


Reviewed by:
Rating:
5
On 15 de fevereiro de 2016
Last modified:15 de fevereiro de 2016

Summary:

Documentos revelam denúncia de roubo milionário no Brasil Império

 

Deputado Ibiapina denunciou na tribuna desfalque de 497 Contos de Réis do Tesouro Nacional.

José Ibiapina está enterrado na PB e pode virar santo
José Ibiapina está enterrado na PB e pode virar santo

Documentos e jornais antigos guardam denúncias de desvios de recursos e falcatruas que ocorreram em vários momentos da política nacional. O período imperial foi marcado por escândalos financeiros desde o momento em que Dom João VI se estabeleceu no Rio de Janeiro, no dia 8 de março de 1808, vindo de Lisboa, e bancou todas as mordomias da turma que fugiu com ele da fúria do imperador francês, Napoleão Bonaparte, que objetivava apoderar-se de toda a Europa.

Na época, vieram mais de 15 mil portugueses e todos foram bancados pelos cofres públicos até o dia em que Dom João VI resolveu voltar para Portugal e raspou (literalmente) o tacho do Banco do Brasil, levando até o último tostão. Diferente dos dias atuais, naquela época nada se apurava e ninguém era punido porque os contemplados com a roubalheira eram pessoas influentes que controlavam o Governo Imperial. Essa situação de roubalheira e impunidade perdurou por mais de 200 anos.

Mas, assim como hoje, naquela época, havia vozes que se levantavam contra a corrupção, que não acabou com o fim do Império, se fortaleceu logo nos primeiros anos da República e corroeu a cambalida economia brasileira, governo após governo, se tornando destaque internacional nas últimas três décadas.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).



EV SSL Certificate