Últimas Notícias

Festas de Agosto – Religiosidade e entretenimento em cinco dias de evento‏

Festas de Agosto – Religiosidade e entretenimento em cinco dias de evento‏

A Secretaria Municipal de Cultura realiza anualmente aquela que é considerada a maior e mais tradicional festa do Norte de Minas. Fé, alegria, beleza, cor, tradição, choro, animação e inúmeros outros ingredientes se misturam para compor o caldeirão de emoção que transforma Montes Claros, mais do que em qualquer outro período, em “cidade da arte e da cultura”.
Festas de Agosto - Religiosidade e entretenimento em cinco dias de evento‏ -Foto: Márcia Vieira
Festas de Agosto – Religiosidade e entretenimento em cinco dias de evento‏ -Foto: Márcia Vieira

 

São 177 anos de evento e 38 anos de Festival Folclórico. O primeiro, mais focado na devoção, enquanto o segundo é constituído de apresentações artísticas, em geral, alusivas ao tema Agosto/Folclore. Para Pedro Ferreira, coordenador de eventos da Secretaria de Cultura, “um evento vem para complementar o outro. A harmonia é que faz funcionar. Mantém a tradição e valoriza sobretudo  os artistas regionais”, diz .

Pedro destaca que “embora seja o evento mais complexo, pela duração e pelo número de pessoas envolvidas, a Festa de Agosto é também a mais esperada do ano. A Secretaria é responsável pelo custeio do palco, som, iluminação, decoração, transporte, além de toda a logística que envolve o evento.”
Outro ponto positivo, de acordo com o coordenador,  é que o festival oportuniza renda para muitas famílias: “o dinheiro obtido com a venda das barracas é todo repassado aos seis grupos. Cada chefe recebe a verba que é utilizada para ajudar na confecção das roupas, entre outras coisas. Temos 20 barracas com comidas diversas e cerca de dez pessoas trabalham em cada barraca neste período”.

A festa terá início no próximo dia 17 de agosto. Pela manhã, o desfile dos grupos começa com concentração na Praça do Automóvel Clube e percorre toda a cidade até a Igreja do Rosário, na Praça Portugal, quando então é realizada a missa. À noite, os grupos saem da casa do festeiro e chegam também à Igreja do Rosário, só que desta vez o encontro acontece do lado de fora da igreja, com o levantamento do mastro, um dos momentos mais emocionantes das Festas de Agosto. Já as barracas e as apresentações estarão este ano na Praça da Matriz.
Por Márcia Vieira