Inicio » Norte de Minas » Norte de Minas – Projeto Jaíba retoma etapas de expansão

Norte de Minas – Projeto Jaíba retoma etapas de expansão


Reviewed by:
Rating:
5
On 21 de setembro de 2016
Last modified:21 de setembro de 2016

Summary:

Norte de Minas - Projeto Jaíba retoma etapas de expansão

Norte de Minas – Projeto Jaíba retoma etapas de expansão

A expansão do Projeto Jaíba, considerado o maior projeto de agricultura irrigada da América Latina, contará com a participação social, sobretudo de movimentos ligados à agricultura familiar.

Norte de Minas - Projeto Jaíba retoma etapas de expansão
Norte de Minas – Projeto Jaíba retoma etapas de expansão

 

A retomada dos trabalhos já começou e a previsão é que as etapas 3 e 4 do projeto, paralisadas há anos, sejam entregues até o fim de 2018.

– Nosso compromisso é fazer um projeto que considere as demandas de quem vive na região. Os trabalhadores rurais são parte da estratégia para impulsionar a produção no Jaíba e garantir mais emprego e renda – diz o secretário de Estado de Desenvolvimento Agrário, Professor Neivaldo.

ASSENTAMENTO

Segundo a Ruralminas, o projeto de expansão do Jaíba prevê a implantação de infraestrutura em uma área de seis mil hectares e o assentamento de até 1.200 famílias de agricultores. O canal principal de irrigação da etapa 3 já está instalado.

– Pela primeira vez, os trabalhadores rurais e acampados serão ouvidos porque não achamos legítimo fazer o projeto sem o diálogo.

Demandas sociais

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores rurais de Jaíba, Adelmar Ramos Novais, afirmou que é preciso uma série de ações de cunho social para garantir a inclusão dos trabalhadores rurais no projeto, que há décadas se desenvolve de maneira desordenada.

– Têm famílias que estão acampadas há mais de dez anos no Jaíba e não têm suas terras regularizadas – diz Adelmar.

Outras necessidades apontadas são o acesso à agua e energia elétrica, reforço da assistência técnica, fortalecimento da comercialização dos produtos e implantação de escolas agrícolas, qualificação profissional para os jovens e de programas sociais, sobretudo no combate ao consumo de drogas.

Hoje a Emater-MG presta assistência a duas mil propriedades da agricultura familiar e a 300 produtores da área empresarial das fases 1 e 2 do projeto. A produção diária chega a cerca de 1.200 toneladas, com destaque para a banana, mandioca, manga, limão, abóbora, entre outras culturas.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).



EV SSL Certificate