FENICS 2019 - ACI

Inicio » Montes Claros » Cultura MOC » Cultura Moc – Fim de semana com programação do Psiu Poético‏

Cultura Moc – Fim de semana com programação do Psiu Poético‏

Cultura Moc – Fim de semana com programação do Psiu Poético‏

Poesia no Mercado e Ocupação Poética no fim de semana.

Cultura Moc - Fim de semana com programação do Psiu Poético‏
Cultura Moc – Fim de semana com programação do Psiu Poético‏

 

A vasta programação literária e artística da 30ª Edição do Salão Nacional de Poesia Psiu Poético “Tripsiu: Três Anos Celebrando Três Décadas”, continua este final de semana.

Neste sábado (08), o Mercado Municipal de Montes Claros terá o “Poesia no Mercado” a partir das 9 horas com uma grande invasão de poetas e poetisas que estarão levando um pouco de arte, literatura e música para os freqüentadores daquele espaço. À noite, a partir das 20h, lançamento de livros no Centro Cultural.

“Já é tradição levarmos poesia para quem está trabalhando e visitando o Mercado de Montes Claros, ou mesmo fazendo suas compras. Todos os anos levamos um pouco de alegria e poesia para trabalhadores e visitantes. É o Psiu Poético mostrando a sua cara, se misturando ao povo e aproximando nossa gente da literatura”, destaca Aroldo Pereira um dos organizadores do Salão Nacional de Poesia.

No domingo, teremos a “Ocupação Poética”, na Feira de Arte e Artesanato de Montes Claros, a partir das 9h, com bate-papo sobre poesia visual, oficina de poesia e contação de histórias, entre outras atividades gratuitas.

Ainda no domingo, às 16h, performance poético-musical com o grupo Ponto de Partida, no Auditório Cândido Canela no Centro Cultural Hermes de Paula e a noite, a partir das 19h30min, apresentação do grupo Tear e Lançamento de livros, na Galeria Godofredo Guedes, também no Centro Cultural.

A programação do Psiu Poético começou na última terça-feira (04) com o “Despertar Poético” no dia Municipal da Poesia. Desde então, uma vasta programação cultural gratuita tomou conta de vários espaços de Montes Claros até o próximo dia 12.

A abertura oficial no Auditório Cândido Canela no Centro Cultural Hermes de Paula, contou com a presença do Secretário Estadual de Cultura de Minas Gerais, Ângelo Oswaldo Santos.

O formato cultural é todo gratuito com apresentações de performances musicais, poesia, shows, palestras e apresentações audivisuais.

Nesta edição comemorativa dos 30 anos do Psiu Poético sete poetas vivos serão homenageados, como acontece todos os anos. Para 2016, todos os homenageados são poetas negros de várias partes do país que tem na arte uma ferramenta para expressão, afirmação compartilhamento de experiências. São eles: Adilson Cardoso, Claudio Bento, Conceição Evaristo, Cristiane Sobral, Evely Julia, Ronald Augusto e Waldemar Euzébio. Os homenageados participarão de várias maneiras, como lançamentos de livros, palestras e intervenções poéticas.

Programação

Dia 08/10

9h – Poesia no Mercado

Carlos Renier, Hamilton Ferreira da Silva ,Marcos Almeida, Maria Clara Godinho, Dailde dos Santos, Carla Andressa Aguiar, Anatália Moreira Freire, Gilmar Gusmão,Betinho,Felismino Francisco Neto, Albino José dos Santos, Julia Vitória Rodrigues, Palmíria Borges, Renilson Durães, Karla Campos, Mirna Mendes, Santinha Teixeira, Mané do Café, Luís Turiba, Wagner Merije ,Wagner Rocha, Marcio Moraes, Josecé Santos, Vera Veríssimo, Evely Júlia, Sandra Fonseca, Olímpio Elton, Auíri Tiago, Adilson Cardoso, Ronald Augusto, Waldemar Euzébio, Cícero Neto, Gabriel Lopo, Manoelina Ribeiro e Unidos da Capoeira.

20h – Lançamentos:

Beleza Estranha – Tércio Ribas Torres

Nem Raro nem Claro – Ronald Augusto

Roteiro sentimental da cidade de Jequitinhonha – Claudio Bento

Não vou mais lavar os pratos – Cristiane Sobral

Zigoto das Palavras – Rego Júnior.

Noite especial com os homenageados:

Evely Julia, Adilson Cardoso, Claudio Bento, Ronald Augusto, Cristiane Sobral, Waldemar Euzébio, Conceição Evaristo

Performances poético-musicais:

Coração de Barro – Shila Joaquim

Qual é a cor dos olhos de minha mãe? – Conto de Conceição Evaristo

Tripulação de Veneta

Cabaré – Músicas Artesanais para o seu Ouvido

Local: Auditório Cândido Canela – Centro Cultural Hermes de Paula

 

Dia 09/10

 9h – Ocupação Poética na Feira de Artes

Local: Praça Dr. Chaves/Matriz – Centro

Desconstrução: Textos de Berthold Brech e de Eduardo Ojú – Cia de Teatro Popular Encenação – Dir.: Shila Joaquim

Rego Júnior – Bate-papo sobre poesia visual, oficina de poesia e contação de histórias.

Participações: Alda Pirfo Pereira, Giovanna Filpi, Alice Melo Lopes, Alex Aguiar, Terezinha Campos, Aroldo Pereira e Samuel Pereira, Túlio de Paula e Natália de Paula, Anatália Freire, Thereza Almeida, Beto Alves, Maria Santinha Teixeira, Manoel Messias, Helena Lopes de Souza, Virna Campos.

16h – Performance poético-musical

Textos e músicas de Chico Buarque de Holanda – Grupo Ponto de Partida

Local: Auditório Cândido Canela – Centro Cultural Hermes de Paula

19:30 – Grupo Tear – Direção César Domiciano

Local: Galeria Godofredo Guedes

20h – Lançamentos:

Trovaecia – Marcio Moraes

Corpo Dele – Anderson Santiago

A leveza da vida em Versos – Beth Guedes

Performances poético-musicais:

Poemas avulsos e canções – Terezinha Campos

Saudade – Simone Santana

Dominguin – Domingos Ramos

Contos amarelos e notas amassadas – Giovanna Filpi

Nóis é favela – Sandro Cocão

Verdade Vergonha – Auíri Tiago

Pombo-Ogum – Anderson Santiago

Local: Auditório Cândido Canela – Centro Cultural Hermes de Paula

Por Wesley Gonçalves

Aviso: Nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários de artigos do JORNAL MONTES CLAROS sejam respeitosas e construtivas.Os espaços de comentários em nossos artigos são destinados a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou e-mail válido)



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *