Últimas Notícias
Casa das Apostas Online Betway

Montes Claros – Comitê de Combate à Dengue informa queda no número de casos

Montes Claros – Comitê de Combate à Dengue informa queda no número de casos

A sede da Secretaria de Saúde de Montes Claros recebeu, na manhã desta sexta-feira, 24/02/2017, mais uma reunião do Comitê Municipal de Mobilização Social de Combate à Dengue, que une instituições públicas e representantes da sociedade civil, como empresas privadas, no combate a um inimigo comum: o Aedes aegypti, mosquito responsável por transmitir, além da dengue, a chikungunya, o zica vírus e até a temida febre amarela.

Montes Claros - Comitê de Combate à Dengue informa queda no número de casos
Montes Claros – Comitê de Combate à Dengue informa queda no número de casos

Na reunião foram comparados os números de casos de dengue notificados nos anos de 2017 e 2016. Enquanto que no ano passado os casos em janeiro chegaram a 712 na cidade, no primeiro mês desse ano foram apenas 48 notificações. Em relação a fevereiro, foram 1404 casos em 2016, e somente 8 casos em 2017, até o momento. No entanto, a queda brutal no número de casos não deve inspirar tranquilidade, uma vez que o grande número de casos ocorridos no início do ano passado foi causado principalmente por causa das chuvas que caíram na cidade. Como as chuvas desse ano começaram mais tarde, é possível que os números ainda aumentem, e por isso é necessário reforçar os cuidados, principalmente em relação aos potenciais focos do mosquito.

Segundo o coordenador do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Montes Claros, Luis Osmane Borges Ferreira, a prefeitura vem atuando de forma contínua para manter os números baixos na cidade. Ele destacou que uma das estratégias para manter a qualidade do serviço é escalar os agentes de controle de endemias para atuar na região onde residem. Isso conscientiza o agente de que um trabalho bem feito influi diretamente na saúde de seus familiares e vizinhos.

Para obter mais informações e fazer denúncias sobre focos do mosquito, basta ligar para o Disk Dengue (3229-3369).