Últimas Notícias
Montes Claros - Colóquio “A Psicanálise, o corpo e o que aí acontece”
Montes Claros - Colóquio “A Psicanálise, o corpo e o que aí acontece”

Montes Claros – Colóquio “A Psicanálise, o corpo e o que aí acontece”

Montes Claros – Colóquio “A Psicanálise, o corpo e o que aí acontece”

No próximo dia 27, sábado, a Escola Brasileira de Psicanálise – Seção Minas Gerais (EBP-MG) realizará, em Montes Claros, o Colóquio “A Psicanálise, o corpo e o que aí acontece”.

Montes Claros - Colóquio “A Psicanálise, o corpo e o que aí acontece”
Montes Claros – Colóquio “A Psicanálise, o corpo e o que aí acontece”

 

O evento que, pela primeira vez, acontece fora de Belo Horizonte, trará à cidade profissionais de reconhecida atuação na área. Junto a colegas, acadêmicos e demais interessados norte-mineiros na invenção de Sigmund Freud, eles promoverão conversação sobre aspectos clínicos e teóricos da Psicanálise desenvolvida sob a égide de Jacques Lacan na contemporaneidade. Outras informações pelo e-mail icoloquiloebpmg@gmail.com, com Christine Athayde.

Os trabalhos iniciarão às 8h30min, com a formação da mesa de abertura pelos psicanalistas Fernanda Otoni-Brisset, diretora-geral da EBP-MG; Henri Kaufmanner e Jeannine Narciso, coordenadores do evento; e Sérgio de Castro, diretor adjunto da EBP.

As mesas plenárias terão como debatedores e coordenadores psicanalistas ligados Escola Brasileira de Psicanálise e a Associação Mundial de Psicanálise.

Das 9h30min às 11h começará a apresentação de trabalhos por profissionais e acadêmicos. A 1ª plenária, que traz como tema “O que aí acontece: na saúde mental?”, tem como debatedora Helenice Saldanha de Castro e coordenadora Andréa Guisoli Mendonça. Das 11h às 12h30min será a vez da 2ª plenária, que traz como tema “O que aí acontece: na clínica com crianças e adolescentes?”, sob a coordenação de Cristina Drummond e coordenação de Mércia Pimenta de Figueiredo. Das 14h30min às 16h ocorrerá a 3ª plenária, que traz como tema “O que aí acontece: na clínica das adições e compulsões?”, tem como debatedor Henri Kaufmanner e coordenadora Aparecida Rosângela Silveira.

Das 16h30min às 18h, a programação seguirá com a conferência sobre “A Psicanálise, o corpo e o que ai acontece”, pelo psicanalista Ram Avraham Mandil, doutor em Letras, analista membro da Escola e analista da Escola. O encerramento das atividades será feito por Fernanda Otoni-Brisset.

ESCOLA – Ao lado das demais Seções e Delegações brasileiras, a EBP-MG faz parte da Escola Brasileira de Psicanálise, fundada em 1995, filiada à Associação Mundial de Psicanálise e integrante da rede da Fundação do Campo Freudiano. A Seção Minas funciona como instituição de utilidade pública.

O grande objetivo da Escola é manter vivos o ensino e a prática da Psicanálise, com ênfase na formação permanente de seus membros. Tudo para impulsionar o avanço da Psicanálise Freudiana, segundo a Orientação Lacaniana, inclusive por meio do debate científico.