Últimas Notícias

Montes Claros – Kenga do Caipirão vence o Comida di Buteco 2017

Montes Claros – Kenga do Caipirão vence o Comida di Buteco 2017

Uma noite de grande emoção marcou a premiação da 11ª edição do Concurso Comida di Buteco (CdB). O Local escolhido para a entrega do prêmio foi o terraço do Dubai Suítes com vista privilegiada de Montes Claros com ângulo de 360 graus.

Montes Claros - Kenga do Caipirão vence o Comida di Buteco 2017
Montes Claros – Kenga do Caipirão vence o Comida di Buteco 2017

 

Representantes dos bares participantes, jurados, patrocinadores, parceiros e imprensa conheceram os três primeiros colocados deste ano. Pelo segundo ano seguido, o Jurumas Bar ficou com o terceiro lugar com o petisco “Inhoquete Meio a Meio” (Inhoque caseiro coberto com creme de milho acompanhado de almôndegas a bolonhesa).

O segundo lugar quem levou foi o Spettus com o prato “Porconlenta” (Costelinhas de porco cozidas no vinho, linguiça apimentada, panceta e angu cremoso).

E o grande vencedor da noite foi o bar Kina do Kaipirão com uma receita resgatada lá da infância pelo empresário Neto José Ramos e que levou o nome de “Kenga do Caipirão” (Frango com creme de milho verde acompanhado de arroz primitivo de pilão com açafrão).

Emoção e recordações da infância

Coube ao diretor de uma emissora de TV,  Fábio Borghi, anunciar o nome do grande vencedor. Ele ressaltou a parceria e promoção do Comida di Buteco em todo o país pela emissora de TV  e destacou que Montes Claros é um grande centro gastronômico com botecos que não deixam nada a desejar aos grandes centros do país.

O vencedor desta edição Neto José Ramos, ressaltou que o homem vive de emoção e que o momento vivido na noite era mais um deles. Ele dedicou a vitória a avó já falecida que o inspirou a criar a receita campeã, mas destacou que até chegar perto do prato que a avó preparava foram quase 50 testes e que mesmo assim, aquele sabor da comida da avó era único e que ficou na lembrança e no paladar e que não conseguiria jamais ao mesmo gosto do prato feito pela avó.

Muito emocionado, Neto José Ramos conta que a ideia do prato veio das recordações da infância quando na roça a sua avó Cecília preparava para os netos uma comida bem parecida com o que ele colocou em disputa este ano.

“Vivenciei na roça minha querida vó Cecília servir um prato na gamela com arroz primitivo socado no pilão com açafrão e frango caipira e servido para nós da família. Muitos comiam juntos, na mesma gamela. Isso reforçava os laços de amizade e carinho entre a gente”, conta o vencedor.

Bastante emocionada a esposa Cida Santos disse que não esperava sair vencedora este ano e que para ela foi uma grata surpresa. “Estou sem acreditar até agora. Estou sem palavras. Estamos muito felizes com esta vitória”, disse.

A Ambev também entregou uma premiação extra para os três maiores vendedores da cerveja Brahma Extra, sendo que cada bar levou a quantia de 3 mil reais. A premiação foi entregue pela gerente de Marketing Mariana Alfaya sendo os vencedores Bar do Chacal, Nilva’s Bar e Quintal Avenida.

Disputa Nacional

Neste mês de junho, uma comissão de jurados escolhida, especificamente, para essa missão, vai visitar os 20 campeões de cada cidade para eleger o melhor dos melhores. A eleição do melhor do país é validada por outra comissão de jurados que não participou da primeira etapa. O vencedor leva a cidade e o buteco para a disputa nacional no dia 11 de julho no Rio de Janeiro.

Em 2017, os organizadores escolheram como tema e ingrediente o Cereal. Daniella Bicalho, coordenadora estadual do Comida di Buteco falou sobre a dinâmica do concurso que é 100% viabilizado por patrocinadores, sendo que os donos dos bares participantes não gastam nada para participar do CdB.

Das 18 edições que foram até este ano realizadas pelo Concurso Comida di Buteco, Montes Claros participou pela 11ª vez.  Agora são 08 vencedores. Kina do Kaipirão (2017), Universo do Beiju (2016), Bar dos Amigos (2015); Cantina do Léo por três vezes (2005, 2006 e 2010); o Thom Bar em duas edições (2012 e 2014), o Bar Barracão (2011); Bar da Tia Dalva (2013) e o Bar do Divino (2007). As edições realizadas na cidade aconteceram em 2005, 2006, 2007, 2010, 2011, 2012, 2013, 2014, 2015, 2016 2017.

Patrocinadores

O Comida di Buteco é 100% viabilizado com investimento de empresas que acreditam na sua CAUSA e como plataforma de desenvolvimento de suas marcas. Nenhum buteco paga para participar.

Cerveja Oficial: Brahma Extra

Apresentador: Batatas McCain

Patrocinadores Nacionais: Getnet; Mastercard e Trident.

Apoio: Tabasco; Helmann’s; Chandon; Odhen Teknisa; Abrasel; 98 FM; Jornal de Notícias; Dubai Aparte Hotel; Rádio Unimontes e Bella Távola Buffet.

Apuração: Vox Populi

Por Wesley Gonçalves