Últimas Notícias

Montes Claros – Parlamento Jovem tem etapa regional em Montes Claros

Montes Claros – Parlamento Jovem tem etapa regional em Montes Claros

A Câmara Municipal de Vereadores sedia, na próxima quinta-feira (17), das 9h às 12h, o grupo de trabalho e, das 14h às 18h, Plenária Regional Norte e Jequitinhonha do Parlamento Jovem, projeto de formação política e cidadã de estudantes dos ensinos médio e superior, desenvolvido, desde 2004, pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em parceria com a PUC Minas e câmaras municipais. A de Montes Claros coordena o polo Norte Jequitinhonha.

Montes Claros - Parlamento Jovem tem etapa regional em Montes Claros
Montes Claros – Parlamento Jovem tem etapa regional em Montes Claros

 

Neste ano, 14ª edição, o tema escolhido foi “Educação Política nas Escolas”, com os subtemas Educação política e currículo; Interações entre escola e sociedade na formação política dos jovens; e Educação política para uma gestão democrática e participativa nas escolas.

“Foram elencadas 30 propostas dentro das temáticas de trabalho. Desse total, seis serão escolhidas para integrar o documento estadual. 100 alunos do Ensino Medio, com idades entre 14 anos e 18 anos, das cidades de Montes Claros, Itamarandiba, Taiobeiras, Ibiracatu e Capelinha participam das atividades. Desde a implantação, o projeto já atendeu 400 estudantes”, afirma a Coordenadora do Polo Norte e Jequitinhonha e coordenadora do Parlamento Jovem Montes Claros, Cristiane Alves Nunes.

As instituições de Montes Claros são o Instituto Federal do Norte de Minas, Colégio Berlaar Imaculada Conceição, E.E. Profª Marilda de Oliveira, E.E. Porf. Alcides de Carvalho, e a E.E. Felício Pereira Araújo.

Finalizando as etapas regionais, o documento final do PJ Minas, com as propostas priorizadas, será repassado à Comissão de Participação Popular da ALMG, que dará encaminhamento formal às deliberações dos estudantes.

“Esperamos que as sugestões se transformem em projetos de lei ou propostas de ação legislativa para cobrar providências quanto aos problemas discutidos ao longo do PJ”, descreve.

O Vereador e Presidente da Câmara Municipal de Montes Claros, Cláudio Prates, afirma que “trabalhamos com a estimulação de formação de massa crítica para que os jovens possam participar ativamente da formalização de politicas públicas voltadas, exercendo assim a educação para a cidadania”

O tema sugerido para 2018 será votado na regional pelos jovens.

A Etapa Estadual do Parlamento Jovem de Minas 2017 será realizada, de 20 à 22 de setembro de 2017, em Belo Horizonte

Serviço

Grupo de Trabalho e Plenária Parlamento Jovem
Data: 17/08/2017
Horário: 9h às 18h