Últimas Notícias

Montes Claros recebe Encontro Estadual do Programa Água Doce

Montes Claros recebe Encontro Estadual do Programa Água Doce

Evento vai orientar técnicos, gestores municipais e comunidade sobre diagnóstico das localidades que serão atendidas pelo Programa.

 

Montes Claros recebe Encontro Estadual do Programa Água Doce
Montes Claros recebe Encontro Estadual do Programa Água Doce

 

A Secretaria de Estado de Cidades e de Integração Regional (Secir), em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, promove, em Montes Claros, na próxima sexta-feira (25/08), o I Encontro Estadual do Programa Água Doce (PAD) de Minas Gerais. O evento vai reunir prefeitos dos municípios do semiárido mineiro, além de secretários municipais, técnicos e consultores em saneamento e representantes das comunidades que vão acompanhar a execução do programa.

O PAD é uma ação do Ministério do Meio Ambiente, por meio da Coordenação Nacional do Programa Água Doce (PAD), e em Minas Gerais é executado pela Secretaria de Cidades, Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) e Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa).

O programa promove o acesso à água de boa qualidade para consumo humano, incorporando cuidados ambientais, técnicos e sociais. Em Minas Gerais, o PAD investe recurso na ordem de R$15 milhões e tem como meta a instalação de dessalinizadores em 69 localidades rurais do semiárido e cada sistema de tratamento terá capacidade para atender, em média, 400 pessoas.

Durante o evento, os consultores do Ministério do Meio Ambiente vão apresentar toda a metodologia para realização do diagnóstico junto às localidades, além das orientações para coleta e organização e dos dados obtidos.

Tecnologia de tratamento de água no semiárido – Para a produção de água doce, a água subterrânea é captada por meio de poço tubular profundo e armazenada em reservatório de água bruta. Em seguida esta água salobra ou salina é tratada pelo dessalinizador, através de osmose inversa. A água dessalinizada é armazenada em reservatório de água potável, para ser distribuída para a população através de chafariz. Para proteger o meio ambiente dos efeitos do acúmulo de sais no solo, o concentrado é colocado em tanques de contenção e evaporação. 

Serviço:

Abertura do I Encontro Estadual do Programa Água Doce em Minas Gerais

Data: 25/08/2017

Horário: 9 horas

Local: Auditório da AMAMS (Av. Major Alexandre Rodrigues, 416, Ibituruna, Montes Claros)