Inicio » Montes Claros » Projeto da Prefeitura de Montes Claros auxilia na recuperação de detentos

Projeto da Prefeitura de Montes Claros auxilia na recuperação de detentos

Projeto da Prefeitura de Montes Claros auxilia na recuperação de detentos

O projeto “Para Além das Prisões” (PAP), criado nesse ano pela Prefeitura de Montes Claros, oferece a sentenciados do sistema penitenciário a oportunidade de diminuição de pena através da atuação na limpeza e manutenção de parques e praças da cidade.

Projeto da Prefeitura de Montes Claros auxilia na recuperação de detentos
Projeto da Prefeitura de Montes Claros auxilia na recuperação de detentos

 

Os detentos atendidos pelo programa também têm a oportunidade de aprender a transformar sucata em obras de arte, ou seja, adquirem experiência e conhecimento em diversas atividades, abrindo novas possibilidades de emprego e contribuindo para sua reinserção na sociedade, que é o objetivo primordial do PAP.

Farley é um dos cinco detentos que participam do projeto atualmente em Montes Claros. Todos os dias, pela manhã, um veículo da Prefeitura o busca no presídio onde cumpre sua pena. De lá, ele e seus companheiros são conduzidos para uma praça ou parque da cidade, onde trabalham o dia todo nos serviços de limpeza, capina, jardinagem, poda e plantação de mudas. A única pausa é para o almoço, quando se alimentam da mesma comida que é servida no presídio. No final da tarde, é hora de voltar para a penitenciária, onde passam a noite. Três dias nessa rotina significam um dia a menos no cumprimento da pena.

Mas, para os recuperandos, mais importante do que a remissão de pena, ou mesmo do que a oportunidade de aprender uma nova profissão (nenhum deles tinha experiência alguma nessas atividades), é  a chance de ocupar a mente com algo proveitoso. “Lá dentro é muito pensamento ruim, cabeça vazia. Aqui, nós pensamos em progredir, em arrumar um serviço”, revela.

Nessa segunda-feira, 21, o projeto foi reforçado pela chegada de mais cinco detentos, que serão integrados aos serviços da Prefeitura. Entre os cinco está incluída a primeira mulher a fazer parte do PAP, que ficará encarregada de serviços internos.

Segundo o Promotor Paulo César Vicente Lima, a meta do programa é facilitar o retorno desses reeducandos ao convívio social, além de trazer economia para a Prefeitura, pois eles podem realizar trabalhos que beneficiam a população, por um custo menor.

PAP – O projeto “Para Além das Prisões” é coordenado pela Prefeitura de Montes Claros, oficializado por sugestão da Promotoria Pública e Tribunal de Justiça e tem como parceiros o  Conselho de Segurança Pública, universidades, Pastoral  e Sistema Carcerários, Polícia Militar, Conselho da Comunidade na Execução Penal da Comarca de Montes Claros, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Serviço Voluntário  de Assistência Social de Minas Gerais (Servas), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e Secretaria de Administração Prisional  (Seap).

Aviso: Nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários de artigos do JORNAL MONTES CLAROS sejam respeitosas e construtivas.O espaço de comentários em nossos artigos é destinado a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não às pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou email válido).

Um comentário

  1. Inácio A.Soares Neto

    Na verdade ta precisando é de progeto para linpaas praças, n Igreja Santa Clara Morada do Sol a verba está summido com este Prefeito. Uma Cidade que tanto recada e não há obra. Sabemos que existe projetos que já tá com dinheiro em caixa, mais nunca é executado, e é muito dinheiro, o Poder Público tem que reagir antes que antes que haja mais desvalorização na nossa moeda, está prática existe nas Prefeituras,pricipalmente em Montes Claros. Estamos de Olho Vivo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *