Inicio » Montes Claros » Montes Claros ganha sistema de monitoramento das chuvas

Montes Claros ganha sistema de monitoramento das chuvas

Montes Claros ganha sistema de monitoramento das chuvas

O Centro Nacional de Monitoramento de Alertas de Desastres (Cemaden) instalou recentemente, em Montes Claros, quatro estações pluviométricas automáticas.

Montes Claros ganha sistema de monitoramento das chuvas
Montes Claros ganha sistema de monitoramento das chuvas

 

O objetivo das estações é registrar o volume e a distribuição da chuva ao longo do ano, possibilitando a emissão de alertas de desastres naturais, como enchentes, contribuindo assim para reduzir danos materiais e evitar mortes. Três das estações estão instaladas na zona rural, nas comunidades de São Pedro da Garça, Claraval e Ermidinha, e uma na área urbana, no Conjunto José Correia Machado.

De acordo com Eduardo Marques, coordenador da Defesa Civil Municipal, o projeto também é de extrema importância para o planejamento de atividades agrícolas, como plantio, colheita, aplicação de defensivos, adubação e irrigação, uma vez que, através das estações, é possível fazer uma análise mais completa das regiões que sofrem em decorrência da falta de chuva.

As informações pluviométricas levantadas pelas estações estão disponíveis para todos os cidadãos no site www.cemaden.gov.br.

Aviso: Nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários de artigos do JORNAL MONTES CLAROS sejam respeitosas e construtivas.O espaço de comentários em nossos artigos é destinado a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não às pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou email válido).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *