POS ON-LINE PUC MINAS

Semana Nacional do Trânsito – Ferrovia reforça prevenção

Desde a última terça-feira (18) a VLI, empresa que controla a Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) e o tramo norte da Ferrovia Norte-Sul (FNS), mobiliza equipes pelo Brasil para a campanha de segurança da Semana Nacional do Trânsito, entre os dias 18 e 25 de setembro.

Semana Nacional do Trânsito - Ferrovia reforça prevenção

 

A programação prevê ações em dezenas de cidades de Minas Gerais, São Paulo, Bahia, Maranhão, Tocantins e Goiás. A companhia promove blitze educativas próximas de vias permanentes, palestras, simulados de abalroamento entre outras iniciativas com o intuito de reforçar os cuidados necessários ao percorrer o entorno das linhas férreas.

Você sabia que um trem carregado pode levar até um quilômetro para parar completamente? Essa e outras informações compõem os materiais educativos que serão distribuídos durante a semana.

No Norte de Minas,  os montes-clarenses puderam ver blitze educativas e dicas de segurança nos cruzamentos da ferrovia com a rua Barão de Cotegipe, as avenidas Ovídio de Abreu e Padre Bretano. As atividades foram realizadas em parceria com a Agência Municipal de Trânsito de Montes Claros (MCTRANS).

No mesmo dia, em Pirapora, os caminhoneiros que utilizam o terminal da VLI foram convidados a participar de uma edição especial do Parceiro Caminhoneiro. Além de informações sobre a operação e segurança, os condutores tiveram uma manhã de serviços com acesso a exames de glicemia DST, etc. Por semana, o terminal recebe cerca de mil caminhões. Essa iniciativa é promovida em parceria com o Sest/Senat e as Secretarias Municipais de Saúde e Assistência Social.

Saiba mais sobre segurança e pratique sempre

– Troque a pressa por atenção. Antes de atravessar um cruzamento, pare, olhe as placas e escute.

– Ao cruzar a linha, motoristas devem abaixar os vidros e o som do carro

– Se escutar a buzina do trem, fique atento e espere ele passar

– Não estacione veículos perto da linha

– Evite beber ou brincar perto dos trilhos

– Motoristas e pedestres não devem atravessar em locais não sinalizados. Travessia segura é pelas passagens de nível (PN)

– Um trem carregado pode levar até um quilômetro para parar totalmente. Se o trem estiver se aproximando, aguarde sua vez

A VLI realiza ações de cunho preventivo durante todo o ano em municípios por onde passam a FCA e a FNS. Entre as medidas adotadas estão a ampliação das sinalizações em passagens de nível e a instalação de mecanismos que emitem sinais luminosos quando o trem se aproxima.

Sobre a VLI

A VLI tem o compromisso de apoiar a transformação da logística no País, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Eleita uma das 150 melhores empresas para se trabalhar pela revista Você S/A, a VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.