NordVPN - A melhor oferta de VPN

Vaga no Bolso

Inicio » Montes Claros » Montes Claros – “O Jacarezinho Mordedor”, Coordenadora do Trilha da Leitura lança livro

Montes Claros – “O Jacarezinho Mordedor”, Coordenadora do Trilha da Leitura lança livro

Montes Claros – “O Jacarezinho Mordedor”, Coordenadora do Trilha da Leitura lança livro

Montes Claros – A professora e coordenadora do Projeto Montes Claros na Trilha da Leitura, da Prefeitura, Éllen Santa Rosa, prepara o lançamento de mais um livro de sua autoria, “O Jacarezinho Mordedor”, pela Editora Cora, no mês de junho. O livro, que surgiu a partir da experiência da autora com crianças da Educação Infantil, já tem pré-lançamento marcado para este mês (fevereiro), para atender as escolas particulares que incluíram o livro em suas listas de livros para 2019.  

professora e coordenadora do Projeto Montes Claros na Trilha da Leitura, da Prefeitura, Éllen Santa Rosa
professora e coordenadora do Projeto Montes Claros na Trilha da Leitura, da Prefeitura, Éllen Santa Rosa

 

“Escrevi o livro no ano de 2005, quando era supervisora do CEMEI Mundo da Criança, no Maracanã. Quando as crianças mordiam, chamava a família, e o carinho e a atenção que dávamos a criança ajudava-a a superar aquele momento. Lá eu tinha o momento de contação de histórias no pátio, toda sexta, junto com as professoras. Em 2015 apresentei a história para os supervisores da Educação Infantil do município, numa capacitação, com Elisângela Mesquita como coordenadora da Educação Infantil”, lembra Éllen.

Autora de mais de 50 livros e cerca de 35 peças teatrais para o Trilha da Leitura, Éllen teve um dos seus livros lançados no ano passado dentro da programação da primeira Bienal do Livro de Montes Claros. O livro “Na Trilha da Leitura” foi publicado pela Editora Caminhos Iluminados, com ilustração de Anízio Rocha.

“É uma grande honra desfrutar das histórias criadas pela escritora e professora das escolas municipais de Montes Claros, Éllen de Cássia Santa Rosa. Pois o livro literário infantil, além de aguçar na criança a imaginação, a fantasia e o prazer pela leitura, traz em si a herança e as memórias culturais de uma comunidade”, destaca a diretora técnico-pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Elisângela Mesquita.

O Livro 

“O Jacarezinho Mordedor” retrata a superação da vontade de morder de um jacarezinho. Ele, que vivia em uma lagoa povoada de jacarés e outros bichos, vê seus amigos se distanciarem, porque não queriam levar mordidas. Se alguém se aproximasse dele, para brincar, pedir algo ou até mesmo para lhe dar alguma coisa, já recebia a mordida. Sozinho e triste, ele foi ajudado por sua mãe, que percebeu que seu filho precisava mesmo era de carinho, de atenção.

De acordo com a autora, essa é uma história envolvente, que mostrará às famílias a importância da atenção e do carinho para com os filhos. “Percebi que as mordidas poderiam ser trabalhadas a partir da parceria com a família, pois muitas vezes a criança quer apenas chamar a atenção para a falta de carinho em casa ou até mesmo na escola”, completa.

Ainda segundo Éllen, no convívio com os filhos e sobrinhos ela pôde confirmar a ideia de que um bom colo, uma gostosa cantiga de ninar, uma carinhosa conversa, uma história sobre o assunto, poderiam ajudar a criança a passar por aquele processo de “querer morder”, com mais segurança e rapidez. “Pude perceber que a história também poderia ser utilizada na interpretação do comportamento de muitos adultos. Quantas vezes distribuímos ‘mordidas’ às pessoas que nos cercam? Através de palavras, olhares, atitudes, ferimos as pessoas, quando na verdade estamos querendo chamar a atenção para nós mesmos, sobre algo que estamos sentindo ou vivendo”, destaca a autora.

Aviso: Nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários de artigos do JORNAL MONTES CLAROS sejam respeitosas e construtivas.Os espaços de comentários em nossos artigos são destinados a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não ás pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou e-mail válido)



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *