FENICS 2019 - ACI

Inicio » Norte de Minas » Norte de Minas – Autoridades unem esforços pelo hospital de Januária no Norte de Minas

Norte de Minas – Autoridades unem esforços pelo hospital de Januária no Norte de Minas

Norte de Minas – Autoridades unem esforços pelo hospital de Januária no Norte de Minas

Norte de Minas – Nesta segunda-feira (13) durante todo o dia haverá reuniões em Januária para debater os problemas que a saúde vem enfrentando, não apenas pela cidade, mas por todos os municípios da região. Serão duas reuniões, a primeira, organizada pela Gerência Regional de Saúde (GRS), acontecerá na parte da manhã no auditório da própria instituição, e a segunda reunião será no período da tarde e acontecerá na Promotoria Pública da cidade.

Norte de Minas - Autoridades unem esforços pelo hospital de Januária no Norte de Minas
Norte de Minas – Autoridades unem esforços pelo hospital de Januária no Norte de Minas

 

Para a primeira reunião, no auditório da GRS, foram convidados os 26 secretários de saúde da região de Januária, representante do Conselho Regional de Medicina, do Conselho Regional de Enfermagem, corpo de bombeiros, os Diretores dos Hospitais da região, o Ministério Público (MP), na pessoa do promotor Leandro Barbosa, a Coordenadoria Regional da Saúde do Ministério Público com sede em Montes Claros, através do promotor Dr. Jorge, que irão debater sobre a falta de médico nos municípios.

Dr. Leandro Barbosa em entrevista reconhece que a falta de médico não é um problema somente de Januária, mas sim um problema que vem ocorrendo em várias cidades da região. Ele disse ainda que em conversa com membros da GRS entenderam que seria importante reunir todos os envolvidos, pois não adiantaria resolver apenas o problema de Januária e os demais continuariam com a mesma demanda, ou seja, a falta de médico.

Mesmo colocando o pagamento dos médicos em dia, ao assumir a direção do Hospital Municipal de Januária (HMJ), Jailton Xavier vem trabalhando para completar a escala dos médicos de plantão, tanto no pronto socorro quanto na maternidade. Ao regularizar o pagamento desses profissionais o hospital sinalizou à comunidade médica da cidade e da região qual será a forma de trabalho, se comprometendo em não atrasar pagamento dos profissionais que trabalham na instituição.

A ideia é reunir todos os envolvidos, discutir e, juntos, tentarem encontrar uma solução. Segundo o promotor ainda, na segunda-feira não sairão com uma solução mágica, mas será mais um passo de uma série de medidas que estão sendo tomadas para resolver o problema de saúde da cidade.

No período da tarde haverá a segunda reunião na promotoria de justiça entre o promotor público Dr. Leandro Barbosa, o diretor do HMJ Jailton Xavier, o secretário de saúde Deyvison Dias, o prefeito da cidade Dr. Marcelo Félix e o promotor da Coordenadoria Regional da Saúde, Dr. Jorge. Segundo Dr. Leandro, essa que será uma continuação de uma reunião ocorrida há um mês e tem como objetivo tentar a liberação do Bloco Cirúrgico do HMJ, o mais rápido possível, para realização de cirurgias eletivas. O promotor finaliza dizendo que o MP está ciente do problema e está tomando todas as medidas necessárias, para o quanto antes, esses problemas sejam solucionados, a falta de médico e reabertura do bloco cirúrgico de Januária.

Por Ricardo Soares

Aviso: Nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários de artigos do JORNAL MONTES CLAROS sejam respeitosas e construtivas.Os espaços de comentários em nossos artigos são destinados a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou e-mail válido)



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *