NordVPN 75% OFF
Inicio » Montes Claros » Montes Claros – Edição 2019 do Projeto SAMU na Escola

Montes Claros – Edição 2019 do Projeto SAMU na Escola

Montes Claros – Edição 2019 do Projeto SAMU na Escola

Montes Claros – Com o objetivo de levar conhecimento aos alunos sobre primeiros socorros e prevenção de acidentes ao mesmo tempo em que esclarece aos jovens a respeito de como a prática de trotes que, atualmente, correspondem a mais de 20% das ligações recebidas pelo SAMU, através do número 192, prejudicam o trabalho de atendimento às ocorrências e a população. Assim, teve início nessa terça-feira (14), a edição 2019 do Projeto SAMU na Escola, com atividades na Escola Municipal Sebastião Mendes, no bairro Santo Antônio.

Montes Claros - Edição 2019 do Projeto SAMU na Escola
Montes Claros – Edição 2019 do Projeto SAMU na Escola

 

A iniciativa que é promovida pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP) e, entre as dicas repassadas pelos instrutores, está a desobstrução de vias áreas, que, basicamente, consiste em desengasgar uma criança. A aluna do 2º ano Maria Eduarda Neres Moreira, nove anos, contou que seu irmão de dois anos está na fase em que coloca tudo o que está ao seu alcance na boca e que já engasgou algumas vezes. “Ele põe folha, caroço de feijão… Já engasgou até com caroço de feijão!”, conta admirada. A menina acredita que agora, com as instruções recebidas durante palestra, poderá ajudar o irmãozinho. Mas a mãe já conseguiu desengasgar a criança utilizando técnicas que aprendeu na internet. “Ela dá dois, três, quatro tapas aqui”, aponta para as costas do boneco.

Eliane Oliveira Marques é diretora da escola e acredita que a iniciativa é importante por conscientizar tanto a criança como a família e a comunidade como um todo. O coordenador do NEP, Ubiratam Correia Lopes, explica que qualquer escola pode participar do projeto, tanto pública como privada, que, além de levar boas práticas em saúde, prevenção de acidentes no lar e no ambiente escolar, também contribui na conscientização do mal que os trotes podem causar. “Infelizmente tem uma frequência maior com relação às crianças. Nós precisamos conscientizá-las desde cedo, então estamos nos precavendo com a relação as férias escolares através da conscientização das crianças”, conclui.

Para o presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun), Silvanei Batista, o Projeto SAMU na Escola é fundamental na medida em que ensina as crianças, que são multiplicadoras por excelência, como funciona o SAMU e a forma adequada para solicitar seus serviços, além de atitudes que são recomendadas para evitar acidentes em casa.

As instituições de ensino interessadas em receber o Projeto SAMU na Escola devem agendar uma data através do telefone (38) 2211-0008.

Aviso: Nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários de artigos do JORNAL MONTES CLAROS sejam respeitosas e construtivas.Os espaços de comentários em nossos artigos são destinados a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou e-mail válido)



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *