PÓS-GRADUAÇÃO PUC MINHAS em MONTES CLAROS

Obtenha mais clientes com a sua ficha do Google
Inicio » Mais Seções » Dia dos Namorados » A origem do Dia dos Namorados no Brasil

A origem do Dia dos Namorados no Brasil

A origem do Dia dos Namorados no Brasil

Entenda por que os brasileiros celebram a data mais romântica do ano em 12 de junho, enquanto vários países do mundo optaram pela data de 14 de fevereiro.

A origem do Dia dos Namorados no Brasil
A origem do Dia dos Namorados no Brasil

 

Vários países da Europa e da América do Norte celebram o Dia dos Namorados em 14 de fevereiro por que este é o dia de São Valentim. Considerado santo e mártir pela Igreja Católica, Valentim foi um bispo que viveu no século III, num tempo em que o Império Romano era hostil ao cristianismo. Na época, o imperador Claudio II decretou a proibição dos casamentos por considerar que homens solteiros eram melhores soldados. O bispo Valentim se destacava por celebrar o matrimônio de muitos casais e não acatou a ordem do imperador. Ele prosseguiu com as celebrações, ainda que de forma clandestina.

A rebeldia de Valentim foi punida com a prisão. Em seu cativeiro, passou a receber cartas de gratidão dos casais que tiveram o casamento celebrado por ele. Algum tempo depois, Valentim foi condenado à morte, sendo decapitado. No ano 496, o papa Gelásio I canonizou Valentim e o propôs como padroeiro dos namorados.

Brasil

A história e a devoção por São Valentim, no entanto, nunca foram muito populares no Brasil. Diversas fontes atestam que partiu do publicitário baiano João Dória, em 1949, a iniciativa de promover no país uma festa semelhante, mas com um motivo que se conectasse melhor com a cultura local. A solução foi adotar a véspera da festa de Santo Antônio (13 de junho) como o Dia dos Namorados.

O fato de muitos brasileiros serem devotos do santo português e atribuírem a ele a fama de “santo casamenteiro” ajudou a justificar a opção pela data, mas é sabido que na década de 40 o mês de junho era um dos mais fracos para o comércio nacional, o que certamente influenciou na escolha. Ao que tudo indica, a aposta de Dória para aquecer o comércio deu certo.

Aviso: Nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários de artigos do JORNAL MONTES CLAROS sejam respeitosas e construtivas.Os espaços de comentários em nossos artigos são destinados a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou e-mail válido)



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *