Vaga no Bolso

Turbo Pesquisa - CLIQUE AQUI PARA MIAS INFORMAÇÕES
Inicio » Montes Claros » Montes Claros – Evento ‘O Campo no Campus’ reúne mais de 300 pessoas em Montes Claros

Montes Claros – Evento ‘O Campo no Campus’ reúne mais de 300 pessoas em Montes Claros

Montes Claros – Evento ‘O Campo no Campus’ reúne mais de 300 pessoas em Montes Claros

Montes Claros – Hortas urbanas, boas práticas para a produção de alimentos artesanais, produção de mudas de espécies florestais nativas. Esses foram alguns dos temas das oficinas realizadas no último sábado, dia 8 de junho, no campus do Instituto de Ciências Agrárias (ICA) da UFMG. As atividades eram parte das 32 oficinas oferecidas na terceira edição de O Campo no Campus. 

Montes Claros - Evento 'O Campo no Campus' reúne mais de 300 pessoas em Montes Claros
Montes Claros – Evento ‘O Campo no Campus’ reúne mais de 300 pessoas em Montes Claros

 

Durante todo o dia, a Universidade recebeu mais de 300 pessoas para atividades gratuitas, práticas e teóricas, sobre diversos temas na área das Ciências Agrárias. O diretor do ICA, professor Leonardo David Tuffi Santos, destaca que o evento é uma oportunidade de contribuir para o desenvolvimento regional. “A UFMG tem papel importante no Norte de Minas, porque, além de produzir conhecimento engajado com as temáticas regionais de importância para a sociedade, também leva isso à prática”, analisou. E acrescentou: “A UFMG tem grande número de pesquisas, patentes e trabalhos publicados dentro do Brasil. É importante que esse conhecimento chegue até a sociedade, onde está quem realmente precisa dele. Esse evento aqui no Norte de Minas nos aproxima um pouco dos produtores rurais, dos estudantes de ensino médio e fundamental, dos técnicos, das pessoas que têm algum vínculo com a área rural”, ressaltou.

Com as mãos sujas de terra

Raniele Leite Santos trabalha como autônoma, com produção de bolos para comercialização. No evento, ela participou da oficina de elaboração de produtos de panificação. “Eu queria me profissionalizar mais, participei da oficina para aprender mais um pouquinho. Todos os sábados vendo meus bolos no mercado central. Achei uma oportunidade muito boa, principalmente para o mercado, e acredito que participar desses cursos pode me ajudar”, contou.

Estudantes do quarto ano do ensino fundamental de uma escola privada de Montes Claros sujaram as mãos de terra, pondo em prática o que aprenderam na oficina de hortas urbanas. Simone Gomes, coordenadora pedagógica da escola, explicou que a iniciativa contribui para complementar os conhecimentos adquiridos em sala de aula. “Temos uma atividade que se chama ‘O que cabe no meu mundo’, e essa turma está desenvolvendo um projeto sobre alimentação saudável. A oficina agrega muito, discutimos com eles a importância de montar cardápios com alimentos livres de agrotóxicos, e surgiu a ideia de participar dessa oficina. É uma proposta muito interessante, na qual a teoria está bem alinhada com a prática”, elogiou.

Aviso: Nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários de artigos do JORNAL MONTES CLAROS sejam respeitosas e construtivas. Os espaços de comentários em nossos artigos são destinados a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou e-mail válido)



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *