Últimas Notícias

Montes Claros – Aroldo Tourinho lança primeiro ambulatório de neurociências do exercício da região norte

Montes Claros – Aroldo Tourinho lança primeiro ambulatório de neurociências do exercício da região norte

Montes Claros – O Hospital Aroldo Tourinho inaugura neste mês de setembro o Ambulatório de Neurociências do Exercício – ANEX. Pioneiro no norte de Minas Gerais, o ambulatório oferecerá assistência a pessoas que tenham doenças neurodegenerativas ou transtornos neuropsiquiátricos, como declínio cognitivo, Alzheimer, Parkinson, e pacientes com depressão ou ansiedade.

Montes Claros - Aroldo Tourinho lança primeiro ambulatório de neurociências do exercício da região norte
Montes Claros – Aroldo Tourinho lança primeiro ambulatório de neurociências do exercício da região norte

 

Na última sexta-feira (30/8) foi realizada a primeira etapa de capacitação dos profissionais responsáveis que trabalharão no setor. A equipe multidisciplinar será composta por educadores físicos, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas e médicos, garantindo atenção integral.

De acordo com o coordenador do novo serviço, o educador físico professor Renato Sobral, a neurociência do exercício é a área que estuda os efeitos do exercício físico no cérebro. “Estas atividades melhoram a saúde mental das pessoas em diversos aspectos como a memória, humor, tranquilidade, capacidade de concentração e outras diversas questões”, explica.

O superintendente do Hospital Aroldo Tourinho, professor Cláudio Medeiros Santos, afirma que o Ambulatório de Neurociências do Exercício está integrado ao Programa de Assistência ao Idoso do HAT, o ‘Mais Idade Saúde’. “O Aroldo Tourinho inova, investindo em um atendimento preventivo, buscando na atividade física o tratamento auxiliar para doenças típicas das pessoas com mais idade. O novo serviço busca reduzir os prejuízos decorrentes das doenças neurodegenerativas. Tais medidas podem evitar o uso demasiado de medicamentos e o número de internações das pessoas idosas”, diz o superintendente.

“O Ambulatório de Neurociências do Exercício faz parte das metas traçadas no planejamento estratégico do hospital, que busca novas parcerias e linhas de serviço. Queremos ofertar novos serviços e proporcionar o atendimento em áreas pouco exploradas ou inexistentes na cidade e região. Tudo isso com a marca do serviço humanizado do Aroldo Tourinho”, finaliza o provedor do HAT, professor Paulo César Gonçalves de Almeida.