SMART FIT - MONTES CLAROS

Turbo Pesquisa - CLIQUE AQUI PARA MIAS INFORMAÇÕES
Inicio » Minas Gerais » MG – Calor, chuva e granizo: confira como será a primavera em Minas Gerais

MG – Calor, chuva e granizo: confira como será a primavera em Minas Gerais

MG – Calor, chuva e granizo: confira como será a primavera em Minas Gerais

MG – A primavera, estação que marca a transição entre o período mais seco e o mais chuvoso, começou oficialmente às 4h50 desta segunda-feira (23). De acordo com a Cemig, a primavera deve marcar a volta das chuvas a Minas Gerais, que há mais de três meses enfrenta estiagem e sofre com o tempo seco.

MG - Calor, chuva e granizo: confira como será a primavera em Minas Gerais
MG – Calor, chuva e granizo: confira como será a primavera em Minas Gerais

 

As precipitações serão rápidas e acompanhadas de granizo e rajadas de vento. Além das chuvas, mais frequentes nos finais de tarde e à noite, a estação também será marcada por aumento gradativo dos níveis de umidade relativa do ar. A primavera termina às 07h44 do dia 21 de dezembro, quando começa o verão.

De acordo com o meteorologista Arthur Chaves, da Cemig, chuvas significativas em Minas são esperadas já na primeira semana da primavera. “Mas valores mais expressivos devem ocorrer na última quinzena de outubro, sendo que as frentes frias que passarem até lá deverão se caracterizar mais pela ocorrência de fortes ventanias e de granizo do que pelo volume de chuva”, afirma.

Em Belo Horizonte, a nova estação começa com clima mais agradável. Nesta segunda-feira (23), os termômetros marcaram 15ºC durante a madrugada e não devem ultrapassar os 25ºC. No período da tarde, pode chover em pontos isolados da cidade.

Nos próximos dias, a temperatura irá subir gradativamente. Na terça (24), a máxima deve chegar a 28ºC, na quarta (25), 29ºC, e, na quinta (26), 31ºC. Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), pancadas de chuvas e trovoadas isoladas devem acontecer na capital a partir de quinta.

Chuvas

Os três meses que compõem a primavera apresentarão características diferentes com relação às chuvas. Em outubro, predominarão as precipitações em forma de pancadas intensas e rápidas, principalmente na primeira e nas duas últimas semanas do mês. Neste período, são esperadas chuvas acima da média nas regiões Leste, Sul e Zona da Mata, e abaixo do esperado no Noroeste. Nas demais regiões, as chuvas previstas estão dentro da média.

Em novembro, a previsão é de pancadas dentro da normalidade em todas as regiões, com exceção do Sul de Minas, que deve ter índices ligeiramente abaixo da média histórica. Já em dezembro, as chuvas ocorrem de maneira mais contínua e devem ficar acima do normal nas regiões Norte e Leste do Estado, e abaixo do normal no Centro, enquanto que nas demais regiões de Minas haverá ocorrências dentro da normalidade.

Temperaturas

O calor irá predominar na primavera, que será quente e úmida, o que favorece o surgimento de pancadas de chuvas. Em outubro, conforme a Cemig, a temperatura ficará acima da média no Noroeste, abaixo da média no Sul e Zona da Mata, e dentro da média nas demais regiões.

Já em novembro, os termômetros ficarão acima da média no Centro de Minas e dentro da média nas demais regiões. Finalmente, em dezembro, os índices ficarão acima da média no Centro e dentro da média nas demais regiões. Confira abaixo os valores estimados das temperaturas mínimas e máximas para cada região do Estado.

Aviso

  • Nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários de artigos do JORNAL MONTES CLAROS sejam respeitosas e construtivas.
  • Os espaços de comentários em nossos artigos são destinados a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou e-mail válido)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *