Semana Global do Empreendedorismo - CLIQUE AQUI

Últimas Notícias
Turbo Pesquisa - CLIQUE AQUI PARA MIAS INFORMAÇÕES
Inicio » Colunistas » Victor Aragão » Coluna Meio Ambiente em Foco de Victor Aragão – Plataforma para monitoramento de florestas em tempo real

Coluna Meio Ambiente em Foco de Victor Aragão – Plataforma para monitoramento de florestas em tempo real

Coluna Meio Ambiente em Foco de Victor Aragão – Plataforma para monitoramento de florestas em tempo real

Está disponível sob uma versão atualizada e aprimorada, um sistema integralmente pela internet, aberto ao público mundial, que fornece dados e ferramentas para a realização de monitoramentos de florestas. Sob uma tecnologia mais eficiente do que os sistemas tradicionais, possibilita que qualquer pessoa em tempo real, conheça as condições circunstancias de cada ponto das vegetações pelo planeta e como essas florestas estão se alterando.

Global Forest Watch (GFW) revela desmatamentos e incêndios ilegais, evidencia atividades insustentáveis, defende terras e seus recursos, commodities de origem sustentável e conduz pesquisas na “vanguarda da conservação”. De acordo com a plataforma, mais de 2 milhões de pessoas fazem o uso do sistema, que tem trazido inúmeros benefícios e esclarecimentos, tanto para pesquisadores de grandes universidades a indivíduos leigos no assunto.

A plataforma faz questão de ressaltar a gratuidade do ambiente virtual e traz ao visitante, também, informações e dados sobre a emissão de carbono na atmosfera, ganhos e perdas de cobertura arbórea de acordo com a porcentagem de dossel escolhido pelo usuário, bem como queimadas pelo mundo e linhas do tempo, de anos atrás aos atuais. Possibilitando assim, uma visualização facilitada, por exemplo, da diferença de crescimento ou diminuição da vegetação num determinado local, dos anos 2000 a 2019.

Além da mudança florestal, a plataforma virtual vem para quebrar paradigmas expondo inúmeros tipos de alertas florestais, índices de concessões de cortes, minerações, dendezeiros, refinarias de óleos de palma, petróleo e gás. As áreas destinadas à conservação também ganharam uma atenção redobrada, com exposição ainda das principais barragens, direitos de terras, densidades de população, clima e dados sobre a biodiversidade de um dado ambiente.

 

Victor Aragão
Victor Aragão

Aviso

  • • Nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários de artigos do JORNAL MONTES CLAROS sejam respeitosas e construtivas.
  • • Os espaços de comentários em nossos artigos são destinados a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou e-mail válido)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *