Matrículas Aberta - Escola Adventista

Últimas Notícias

SAIBA MAIS AQUI - FAÇA CLICK

Inicio » Norte de Minas » Norte de Minas – Frente Parlamentar em Defesa do Rio São Francisco é instalada na Câmara Federal

Norte de Minas – Frente Parlamentar em Defesa do Rio São Francisco é instalada na Câmara Federal

Norte de Minas – Frente Parlamentar em Defesa do Rio São Francisco é instalada na Câmara Federal

Norte de Minas – A Frente Parlamentar em Defesa do Rio São Francisco foi instalada na manhã desta terça-feira (12/11), na Câmara dos Deputados. O dia de debates sobre o rio da integração nacional também teve, na parte da tarde, uma audiência pública da Comissão de Viação e Transportes, que discutiu a viabilidade da reativação da hidrovia do São Francisco, também requerida pelo deputado petista.

Norte de Minas - Frente Parlamentar em Defesa do Rio São Francisco é instalada na Câmara Federal
Norte de Minas – Frente Parlamentar em Defesa do Rio São Francisco é instalada na Câmara Federal

 

A Frente Parlamentar em Defesa do Rio São Francisco vai atuar na unificação de forças para ações de revitalização e conservação da bacia do Rio São Francisco. “O rio São Francisco está doente e precisa de tratamento urgente, para que continue levando vida e desenvolvimento por onde passa. É necessário implantar ações de preservação e uso racional de seus recursos, projetos para o aumento da vazão e a melhoria da qualidade da água. É preciso ações de combate ao desmatamento desordenado, programas de saneamento básico que ponham fim à poluição pelo esgotamento sanitário, criação de áreas de conservação e de corredores ecológicos, compensação financeira pela utilização dos recursos hídricos para fins de geração de energia elétrica”, destacou o deputado Guedes, um dos idealizadores da frente.

O São Francisco é um dos mais importantes cursos d’água do Brasil e da América do Sul. Ele passa por 5 estados: Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas, além do Distrito Federal, e abrange 521 municípios. Tem aproximadamente 641 mil km² de extensão e ocupa 8% do território nacional. Contribui para o abastecimento de água nas regiões Nordeste e Sudeste. Representa desenvolvimento econômico, social, cultural das áreas que abrange. Possibilita com suas águas a fruticultura que abastece o mercado interno e externo, agricultura, pecuária, a produção, os cultivos que garantem a sobrevivência das comunidades ribeirinhas. O rio ainda assegura o funcionamento de seis usinas hidrelétricas existentes em seu curso.

Para o coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista, Nilto Tatto (PT-SP), “é um desafio muito grande revitalizar o rio São Francisco pelo significado que ele tem para o País como um todo, desde Minas até onde ele vai desaguar na divisão de Alagoas com Sergipe. Todos sabem da importância dele do ponto de vista ambiental e social”. Tatto enfatizou que muitos dependem do rio para sobreviver. “Quanta gente depende da vida dele para poder ter a sua vida”, observou.

“O Rio São Francisco gera energia, produz riquezas, mata a sede e sacia a fome; e então, caminha para o mar, e em seu percurso diário realiza um verdadeiro milagre, o milagre da vida no sertão. É preciso estar perto para escutar os gritos do rio e o clamor de seus povos. Vamos juntos assumir com firmeza a decisão de lutar contra tudo o que tem levado o ‘Velho Chico’ à morte e garantir o desenvolvimento das regiões por onde passam suas águas”, comprometeu-se Paulo Guedes.

Aviso

  • • Nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários de artigos do JORNAL MONTES CLAROS sejam respeitosas e construtivas.
  • • Os espaços de comentários em nossos artigos são destinados a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou e-mail válido)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *