Casa das Apostas Online Betway

Últimas Notícias

SAIBA MAIS AQUI - FAÇA CLICK

Norte de Minas – Pelo menos 18 cidades do Norte de Minas fecharam os acessos para entrada e saída de veículos para barrar Coronavírus

Norte de Minas – Pelo menos 18 cidades do Norte de Minas fecharam os acessos para entrada e saída de veículos para barrar Coronavírus

Norte de Minas – Pelo menos 18 cidades do Norte de Minas fecharam os acessos para entrada e saída de veículos. A medida foi tomada para evitar a propagação do coronavírus e não tem data para ser suspensa. É permitida a passagem apenas de caminhões de abastecimento de alimentos e combustíveis e ambulâncias. Além destes, ninguém sai ou entra nessas cidades.

Norte de Minas - Pelo menos 18 cidades do Norte de Minas fecharam os acessos para entrada e saída de veículos para barrar Coronavírus
Norte de Minas – Pelo menos 18 cidades do Norte de Minas fecharam os acessos para entrada e saída de veículos para barrar Coronavírus

 

Vários desses municípios já apresentam registros de casos suspeitos da Covid-19, como Janaúba e Japonvar, cada uma delas com 11 notificações. Em Januária, que também aderiu ao movimento, são oito casos suspeitos da doença, segundo a prefeitura, mas apenas cinco aparecem no balanço oficial da Secretaria de Estado de Saúde (SES) divulgado nesta segunda-feira.

No domingo, uma equipe da Saúde e da Defesa Civil, acompanhadas pelo prefeito Marcelo Félix, realizaram uma blitz educativa nas entradas da cidade, na BR-135 e na MGC-479, para orientar as pessoas sobre a barreira sanitária que entraria em vigor nesta segunda-feira (23). A ação contou com o apoio das polícias Militar e Rodoviária e do Departamento de Edificações de Estradas de Rodagem (DEER).

A decisão de fechar os acessos foi tomada em uma reunião, na última semana, do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Norte Minas (Cisnorte), constituído por 12 municípios da região e representado pelo prefeito de Brasília de Minas, Geélison Ferreira da Silva. Essa foi apenas uma das medidas discutidas no encontro, que teve o objetivo de discutir os cuidados e ações necessárias como prevenção da expansão do coronavírus na região.

A reunião considerou a avaliação do cenário epidemiológico do Estado em relação à infecção pelo vírus, bem como a efetividade das medidas de isolamento das cidades que envolvem o Cisnorte. Outros municípios, no entanto, acabaram aderindo à medida, dada a gravidade do quadro de coronavírus em Minas.

O Estado já soma 8.149 notificações, sendo 7.766 casos em investigação, com 128 já confirmados – número que representa uma alta de 54% em apenas 24 horas.

Os decretos publicados por cada município determinam o fechamento das vias públicas de acesso a eles, com barreiras fixas e móveis, monitoradas pelas secretarias de Saúde, que farão verificação do estado de saúde, orientação e prevenção aos ocupantes dos veículos de passeio, vans, ônibus intermunicipais e interestaduais.

As barreiras devem restringir a entrada nos municípios consorciados dos veículos de passeio, vans, ônibus intermunicipais e interestaduais, bem como seus ocupantes, provenientes de cidades onde resta confirmada a contaminação comunitária pelo vírus da Covid-19.

Na discussão ficou estabelecido que a Secretaria de Saúde do município pode efetuar avaliações de exceções para ingresso nos demais municípios atendidos pelo Cisnorte, permitindo ou não a entrada de veículos de acordo com o interesse público, desde que os passageiros comprovem sua residência nos municípios destinados.

As balsas de São Romão e São Francisco estão paralisadas. A primeira é o principal acesso às cidades de Ubaí e São Francisco.

Cidades que fecharam o acesso e casos suspeitos

Brasília de Minas (4)
Salinas(2)
Campo Azul
Ibiracatu (1)
Icaraí de Minas
Japonvar (11)
Lontra(1)
Luislândia
Mirabela(1)
São João da Ponte (1)
São Romão
Ubaí
Janaúba (11)
Januária (8)
Ibiaí
Varzelândia (6)
Espinosa

Por Christine Antonini do Portal O Norte

Aviso

  • • Nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários de artigos do JORNAL MONTES CLAROS sejam respeitosas e construtivas.
  • • Os espaços de comentários em nossos artigos são destinados a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou e-mail válido)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *