Últimas Notícias

Montes Claros – Espaços artísticos e culturais de Montes Claros podem se cadastrar até o dia 10 de setembro

Montes Claros – Espaços artísticos e culturais de Montes Claros podem se cadastrar até o dia 10 de setembro

Montes Claros – A pandemia de coronavírus (COVID-19) está provocando, além de centenas de milhares de mortes ao redor do mundo, também uma grande onda de desemprego, já que as medidas de isolamento social necessárias para evitar a propagação da doença interferem profundamente na economia, impedindo o andamento normal das atividades econômicas e sociais.

Montes Claros - Espaços artísticos e culturais de Montes Claros podem se cadastrar até o dia 10 de setembro
Montes Claros – Espaços artísticos e culturais de Montes Claros podem se cadastrar até o dia 10 de setembro
Uma das áreas especialmente afetadas pela situação atual é a da cultura, uma vez que a pandemia praticamente acabou com a possibilidade de aglomerações, tão necessárias a diversas manifestações artísticas, como o teatro, a dança e o cinema. Pensando nisso, uma lei federal foi criada para minimizar as perdas sofridas pela área cultural, dividindo com estados e municípios a responsabilidade de repassar os recursos. Com o objetivo de mapear  a cidade e atender os critérios da lei, a Prefeitura de Montes Claros está cadastrando espaços culturais organizados e mantidos por pessoas, organizações da sociedade civil, empresas culturais, organizações culturais comunitárias, cooperativas com finalidade cultural e instituições culturais, com ou sem fins lucrativos, que sejam dedicados a realizar atividades artísticas e culturais.
Esses espaços, caso sejam aprovados no cadastramento, receberão subsídios em valores que variarão de R$ 3 mil a R$ 10 mil. Os beneficiários desta iniciativa precisam oferecer contrapartidas com atividades gratuitas, e será necessário prestar contas do auxílio recebido em até 120 dias após a última parcela paga.
Podem se inscrever pontos e pontões de Cultura, teatros independentes, escolas de música, capoeira de artes, estúdios, companhias e escolas de dança, circos, cineclubes, centros culturais, casas de cultura e centros de tradição regionais, museus comunitários, espaços culturais em comunidades indígenas centros de memória e patrimônio, bibliotecas comunitárias, centros artísticos e culturais afrodescendentes, comunidades quilombolas, espaços de povos e comunidades tradicionais, festas populares e regionais, teatro de rua e demais expressões artísticas realizadas em espaços públicos, livrarias, editoras e sebos, empresas de diversões e produção de espetáculos, estúdios de fotografia, produtoras de cinema e audiovisual, ateliês de pintura, moda, design e artesanato, galerias de arte e fotografias, feiras de arte e artesanato, espaços de apresentação musical, espaços de literatura, poesia e literatura de cordel, espaços e centros de cultura alimentar de base comunitária, agroecológica e de culturas originárias, tradicionais e populares, além de outros espaços validados nos cadastros municipais.
A inscrição só pode ser feita on-line, no Portal da Prefeitura , até o dia 10 de setembro, nesse link (https://formularios.montesclaros.mg.gov.br/cultura).