Últimas Notícias
POS ON-LINE PUC MINAS

Norte de Minas – Exército realiza desinfecção de áreas públicas no Norte de Minas contra o Coronavírus

Norte de Minas – Exército realiza desinfecção de áreas públicas no Norte de Minas contra o Coronavírus

Norte de Minas – Militares do exército estão realizando a desinfecção de locais públicos com grande circulação de pessoas no Norte de Minas. O objetivo neutralizar o perigo biológico do coronavírus e reduzir os impactos da pandemia na população mineira.

Norte de Minas - Exército realiza desinfecção de áreas públicas no Norte de Minas contra o Coronavírus
Norte de Minas – Exército realiza desinfecção de áreas públicas no Norte de Minas contra o Coronavírus

Em Mones Claros, nesta quarta-feira (09 de setembro), é realizada desinfecção no Mercado Municipal. No dia 10 será a vez do Hospital Universitário Clemente Faria e no dia 12 no Shopping Popular Mário Ribeiro da Silveira.

As ações são realizadas por 45 militares especializados do Batalhão de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (Btl DQBRN), em conjunto com o Comando Conjunto Leste, da 4ª Região Militar, mais alto escalão do Exército Brasileiro em Minas Gerais. 

Para a desinfecção é usado um produto, a base de cloros e detergentes, chamado microbicida de amplo espectro BX24.

No próximo dia 11, os trabalhos serão realizados no Hospital Municipal de Januária. Até agora, foram percorridos mais de seis mil quilômetros no estado, com aproximadamente sete milhões de mineiros atendidos. 

1º Batalhão de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear

Criado em 2012, o 1º Btl DQBRN tem ampla experiência em defesa química, biológica, radiológica e nuclear. O batalhão atuou na Copa das Confederações de 2013, na Jornada Mundial da Juventude de 2013, na Copa do Mundo de 2014 e nos Jogos Olímpicos de 2016, além dos incêndios envolvendo produtos químicos em São Francisco do Sul (SC) e no Porto de Santos; da descontaminação da aeronave que transportou um paciente com suspeita de ebola e dos materiais repatriados do Haiti; da inspeção de obuseiros M109 oriundos dos Estados Unidos; e da repatriação de brasileiros que estavam em quarentena em Anápolis (GO) após passagem por Wuhan, na China.

O 1º Btl DQBRN é composto por 275 militares especializados em Defesa, Química, Biológica, Radiológica e Nuclear pela Escola de Instrução Especializada (EsIE), possui materiais de ponta e participa frequentemente de treinamentos da Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPAQ).