Últimas Notícias

Norte de Minas – Suporte Aéreo Avançado de Vida (SAAV) completará dois anos de atuação no Norte de Minas

Norte de Minas – Suporte Aéreo Avançado de Vida (SAAV) completará dois anos de atuação no Norte de Minas

Norte de Minas – No próximo mês, o Suporte Aéreo Avançado de Vida (SAAV) completará dois anos de atuação no Norte de Minas. Ainda um jovem, mas com a expertise de um veterano, e é por saber da imensidão deste serviço é que o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun) trabalhou intensamente, desde o ano de 2015, para que o seu povo norte mineiro fosse atendido com ainda mais agilidade e segurança nas transferências inter-hospitalares.

Norte de Minas - Suporte Aéreo Avançado de Vida (SAAV) completará dois anos de atuação no Norte de Minas
Norte de Minas – Suporte Aéreo Avançado de Vida (SAAV) completará dois anos de atuação no Norte de Minas Foto: Ascom Samu Macro Norte

 

Destaques para os atendimentos de um bebê de apenas dois meses que possuía cardiopatia congênita e precisou ser transferido de Taiobeiras para Belo Horizonte, onde passaria por uma cirurgia. Além de socorro à vítimas em parada cardiorrespiratória e atendimento a graves acidentes de trânsito nas rodovias que cortam o Norte de Minas.

Devido à importância do serviço, e sempre prezando pela qualidade que é prestado pelo SAMU Macro Norte, a qualificação profissional das equipes sempre recebeu atenção especial e com o aeromédico não seria diferente. As equipes passaram por um processo seletivo interno – valorizando sempre os colaboradores da casa – com treinamentos práticos e teóricos preparando as equipes para sempre servir à população com maestria.

Chegado aos dois anos de funcionamento do serviço, um novo processo seletivo se fez necessário. Durante o processo, surgiram questões técnicas que fizeram com que a aeronave ficasse, por alguns dias, sem poder operar, questões essas que já foram sanadas. É importante ressaltar que, durante este período, as quase 60 ambulâncias do SAMU Macro Norte distribuídas pelas 42 bases descentralizadas no Norte de Minas, permitiram que não houvesse nenhum tipo de prejuízo no que se diz respeito aos atendimentos de urgência e emergência.

Para o presidente do Cisrun, Silvanei Batista, o SAAV ter iniciado suas atividades no Norte de Minas, em 2018, foi uma grande conquista para a população dos 86 municípios da área de atuação do SAMU Macro Norte. “Com o SAAV, uma transferência inter-hospitalar de um paciente grave ganha muito mais agilidade”, conta sobre o serviço que está em plena atividade e que está disponível sete dias por semana.