Empréstimo Consignado para aposentados, pensionistas do INSS

Últimas Notícias
Casa das Apostas Online Betway

Montes Claros – Programação do ICA na Semana do Conhecimento inicia nesta terça-feira

Montes Claros – Programação do ICA na Semana do Conhecimento inicia nesta terça-feira

Montes Claros – A utilização de Inteligência Artificial na área das Ciências Agrárias é o foco das apresentações da programação do Instituto de Ciências Agrárias da UFMG na 29ª Semana do Conhecimento da UFMG, realizada entre os dias 20 e 22. Neste ano, o tema “Inteligência artificial e as travessias nas fronteiras do conhecimento” norteia o evento, que será realizado no formato virtual em razão da pandemia de covid-19.

Diferente dos anos anteriores, em que os trabalhos e palestras foram realizados presencialmente, em 2020 a programação será online em função da pandemia de Covid-19.
Diferente dos anos anteriores, em que os trabalhos e palestras foram realizados presencialmente, em 2020 a programação será online em função da pandemia de Covid-19. Foto: Amanda Lelis/UFMG

 

A abertura oficial da UFMG foi realizada nesta segunda, 19. O tema é escolhido, anualmente, em consonância com a 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. O professor Charles Aguilar, que preside a comissão de organização do evento, ressalta a importância do tema e sua relação com a rotina atual. “Como há enorme diversidade, o tema pode ter foco em inovação, em segurança cibernética e também em novas fronteiras como a proposta para cidades inteligentes, inteligência artificial aplicada à saúde, e sobretudo, no agronegócio”, ressaltou.

A programação local da Semana do Conhecimento conta com palestras sobre a indústria de alimentação para animais de estimação e as oportunidades profissionais, sobre a química dos saneantes para prevenção da Covid-19; sobre a visão computacional na área das ciências Agrárias; sobre a utilização da inteligência artificial na Engenharia Florestal; e sobre as matrizes de alimentos não lácteos para microrganismos probióticos. A programação completa pode ser acessada em nosso site pelo link.

Professor Charles exemplificou a utilização de Inteligência Artificial em química computacional. “A partir de um banco de dados (como posições de um grupo de átomos no espaço que representam uma determinada molécula) articulado a um algoritmo computacional, é possível simular um mecanismo de reação, buscar estados de transição, prever qual é produto de uma reação química, entre outros”, explicou.

Ao todo, também foram apresentados 127 trabalhos do ICA, seis trabalhos de ensino, 78 de pesquisa e 43 de extensão. O projeto “Divulgando a Biodiversidade Norte Mineira: Mídias Digitais como Ferramenta“, coordenado pela professora Rúbia Fonseca também participa da programação do evento. A iniciativa é realizada no Herbário Norte Mineiro e compõe a 6ª edição da Mostra Virtual Pesquisa e Extensão na Rede de Museus.

Veja também a programação completa da UFMG na Semana do Conhecimento.

Relevância Acadêmica

Três projetos de extensão do ICA apresentados na fase preliminar do evento, dias 5 e 6 de outubro, foram classificados com Relevância Acadêmica e serão apresentados nesta semana.  Os 16 trabalhos mais bem avaliados receberão o prêmio “Destaque da extensão 2020, que será entregue no dia 23 de outubro, no encerramento da Semana do Conhecimento.

Foram selecionados os projetos: “Noções de cultivo hidropônico”, apresentado pela estudante Ana Clara Duarte e orientado pelo professor Ernane Martins; “Interações virtuais no ensino de solos”, apresentado por Bruna Myrela de Almeida e orientado pela professora Leidivan Frazão; e “Ações Integradas em Plantas Medicinais”, apresentado pela estudante Uliana Cardoso Silva e orientado pela professora Lourdes Silva Figueiredo.

Quer saber as notícias do Jornal Montes Claros em primeira mão? Siga-nos no Facebook @jornamoc, Twitter @jornalmoc e Instagram @jornalmoc.