Últimas Notícias

Dicas para aumentar vendas online

Quer seu negócio online seja grande ou pequeno, temos certeza de que seu objetivo principal é aumentar as vendas online e subir muito acima de seus resultados financeiros para que você possa continuar traçando seu caminho para o sucesso.

Mas no mundo do comércio eletrônico, as maneiras de aumentar as vendas online podem ser complicadas, visto que existem tantas vendas online diferentes e táticas de marketing para experimentar.

Aumentar as vendas, especialmente online, é um objetivo de marketing bastante constante, mas a concorrência pode ficar acirrada.

Quando os consumidores têm milhares e milhares de produtos a apenas alguns cliques de distância, como você pode diferenciar sua marca e se destacar? Conheça agora 10 dicas para superar esse desafio.

1. Conheça a personalidade do comprador (Buyer persona)

Para alcançar seus clientes ideais, primeiro você precisa saber quem eles são. Por exemplo, saber qual o tipo que pesquisa “outsourcing de impressão valor” para encontrar seu serviço de impressão.

Criar uma  buyer persona  é uma técnica de vendas essencial e deve ser uma das primeiras etapas no desenvolvimento da estratégia de marketing de sua marca. Se você ainda não tem um, nunca é tarde para reunir sua equipe e começar a trabalhar.

Uma boa buyer persona deve incluir pelo menos algumas informações como:

  • Quem é seu cliente?
  • Como sua empresa pode ajudar o comprador?
  • Por que eles estão interessados?
  • Como você vai alcançá-los?

Se você já tem um site ativo, uma ideia muito útil para começar a construir sua buyer persona é verificar algumas métricas. Assim, você tem um melhor direcionamento do seu público de brindes curitiba camiseta, por exemplo.

Em sites de análise de métricas você pode encontrar informações sobre a idade de seus usuários, o gênero com o qual eles se identificam, seus principais interesses e os perfis que mais convertem.

2. Otimize sua loja online

Os vendedores online podem se adaptar a diferentes canais, como lojas de distribuidores ou sites. No entanto, investir na sua própria loja online coloca você em contato direto com os clientes e permite que você obtenha muitas informações valiosas sobre eles.

Para que seu comércio eletrônico seja bem-sucedido, seu site deve ser bem projetado e otimizado. Uma página pesada que leva muito tempo para carregar e tem informações pouco claras terá um impacto negativo em suas conversões.

Por outro lado, um site onde o usuário pode encontrar claramente o que está procurando e comprar com alguns cliques fará com que a taxa de conversão se multiplique e você consiga vender bem seu papel sublimático rolo, por exemplo.

Para não desperdiçar o tráfego qualificado que chega à sua loja, leve em consideração estes aspectos essenciais: acessibilidade a partir de dispositivos móveis, experiência do usuário (UX) e SEO (Search Engine Optimization).

3. Crie páginas de destino diferenciadas (landing pages)

As páginas de destino são cruciais para o sucesso do comércio eletrônico. Uma página de destino é a página do seu site que o visitante vê ao chegar.

Para criar landing pages eficazes, a primeira etapa é encontrar uma estrutura que funcione. Em geral, quanto mais simples e clara for uma página de destino, melhor. Assim, os clientes de suprimentos para impressoras zebra podem ter melhor engajamento.

Crie páginas de destino separadas para cada um de seus produtos estrela, ou pelo menos, uma página para cada gama de produtos relacionados. Assim, será muito mais fácil analisar o que está acontecendo e entender como otimizar seu marketing online.

 4. Facilite para seus clientes

Como você sabe, os usuários estão acostumados a conseguir o que desejam com apenas alguns cliques. Se o seu processo de compra apresentar algum obstáculo, os usuários estarão mais propensos a abandonar a venda e ir para a concorrência.

Para evitar essa trajetória, siga estas dicas:

  • Tenha um processo de compra fácil;
  • Disponibilize uma variedade de métodos de pagamento;
  • Evite cobranças adicionais;
  • Custos de envio reduzidos;
  • Boa política de devolução;
  • Entrega rápida.

Dessa forma o cliente sente a facilidade e se torna mais propenso à compra. Sua empresa de locação de cones SP pode ter menos trabalho do que teria com marketing tradicional para ter clientes, por exemplo.

5. Cuide da sua imagem

Dizem que uma imagem vale mais que mil palavras, e em nenhum lugar isso é mais verdadeiro do que nas vendas online. Como os usuários não poderão ver, tocar ou experimentar o produto, é necessário fornecer o máximo de informações visuais possível.

Tenha  imagens nítidas  dos produtos em diferentes ângulos, cuidando para que se encaixem na estética geral. Se você quiser ir mais longe, os  vídeos 3D e as demonstrações de produtos podem ser uma grande ajuda para convencer os compradores em potencial.

6. Forneça valor agregado

Para se destacar da concorrência, você precisa adicionar algo extra aos seus produtos e serviços. Uma das melhores maneiras de fazer isso é por meio da criação de conteúdo. Você pode divulgar seu calçado profissional por meio de um texto sobre saúde dos pés.

Criar conteúdo relacionado à sua marca ajudará a aumentar a visibilidade e o  posicionamento SEO do seu site, além de posicioná-lo como um especialista no mercado.

Uma das formas mais comuns e eficazes de fazer isso é por meio de um blog de marca, no qual o conteúdo pode ser divulgado em diferentes canais sociais. Para começar bem, desenvolva um plano de conteúdo e alterne entre formatos como vídeos e infográficos.

7. Recomendações de uso

O marketing boca a boca ainda é uma das técnicas de vendas mais eficazes. Naturalmente, os compradores tendem a confiar mais nos outros usuários do que nas marcas, portanto, as  recomendações desempenham um papel muito importante ao vender online.

Ao projetar seu site, existem duas técnicas básicas que você pode implementar para aproveitar ao máximo: incluir botões de compartilhamento claramente visíveis e depoimentos e recomendações.

Ao incluir botões de compartilhamento claramente visíveis, você incentivará os usuários a postar seu conteúdo ou seus produtos em suas redes sociais, o que naturalmente atrairá mais visitantes.

Quanto aos depoimentos e recomendações em seu site, ver as histórias de outras pessoas ajuda os visitantes a se conectar com seus produtos e serviços e ver como eles podem se beneficiar deles.

8. Aproveite o poder do marketing por e-mail

O marketing por email é uma ferramenta clássica para aumentar as vendas de comércio eletrônico e continua a ser eficaz ano após ano. Ajuda empresas como as de automação comercial equipamentos a se reinventarem e angariar mais clientes.

O email oferece uma forma direta e pessoal de comunicação com o seu público, que pode ser adaptada a diferentes estratégias e pontos do ciclo de compra.

Sendo assim, segmente seu banco de dados.  Como parte de sua estratégia, você deve ter certeza de ter pelo menos dados básicos sobre seus assinantes.

A partir daí, você pode usar o comportamento deles para expandir ainda mais as informações sobre seus interesses e personalizar a comunicação com eles tanto quanto possível.

Também seja receptivo. Tal como acontece com o seu site, seus e-mails precisam ser visualizados em todos os tipos de dispositivos.

Alguns deles serão capazes de exibir os elementos interativos mais recentes, enquanto em outros você pode precisar ter uma versão B baseada em texto e imagem para garantir que a mensagem seja transmitida.

Por fim, projete diferentes jornadas do comprador por meio do e-mail marketing. Depois que um usuário se inscreve, você deve recebê-lo e enviar-lhe um e-mail inicial que o apresenta ao seu conteúdo.

Se eles já fizeram uma compra, você pode construir essa fidelidade. Em suma, é uma questão de entender em que estágio eles se encontram para lhes oferecer uma jornada que faça sentido.

9. Use anúncios sociais para promover sua marca

Os anúncios sociais são uma excelente forma de implementar várias técnicas de vendas, como atrair assinantes, incentivar as pessoas a baixar um aplicativo, fazer remarketing ou até mesmo exibir um catálogo de produtos customizado.

Outra vantagem é que os Anúncios Sociais têm muitas opções de segmentação que você não encontra em outras plataformas. Como as redes sociais têm muitas informações sobre seus usuários, você pode aproveitar isso para lançar campanhas muito específicas.

Se você combinar o poder da segmentação com uma variedade de formatos e tipos de campanhas, verá que esse tipo de publicidade permite aumentar suas vendas online.

10. Crie um senso de urgência

Outro truque de marketing clássico e útil é notificar o usuário de que ele tem apenas um tempo limitado para aproveitar uma oferta específica ou que os estoques são limitados. Esta é uma ferramenta de direitos autorais muito comum.

Desta forma, o visitante é incentivado a aproveitar a oferta o mais rápido possível e assim tende a adquirir seu purificador de água soft by everest mais facilmente, por exemplo.

Se você decidir usar isso, exiba as ofertas limitadas em destaque na página inicial do seu site e nas suas campanhas publicitárias nas redes sociais e nos motores de busca. Também é uma boa ideia criar uma página de destino específica para cada uma dessas ofertas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.