Últimas Notícias

Conselho de Contabilidade promove fiscalização preventiva no interior de SP

O Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP) inicia no mês de maio um trabalho de fisacalização no interior do estado. A ação tem como objetivo o combate aos profissionais e empresas não habilitados e visa o enfrentamento à concorrência desleal e a garantia da prerrogativa exclusiva dos profissionais da contabilidade. No início de maio, as visitas serão nas cidades de Bauru e Marília.

Para Marcelo Roberto Monello, vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do CRCSP, a fiscalização é uma medida protetiva, tanto para os profissionais como para a sociedade. “O profissional contábil tem desempenhado um papel cada vez mais estratégico e o seu trabalho é fundamental para todas as atividades econômicas. Regularizar o trabalho destes profissionais é também uma forma de contribuir com transparência para a sociedade com os princípios morais sólidos”, afirma.

Ele explica, ainda, que os escritórios de contabilidade e os profissionais exercem um papel importante nas empresas privadas e nos órgãos públicos, levando a transparência e segurança à sociedade, além de serem responsáveis pelo gerenciamento dos negócios e da saúde financeira de empresas e das pessoas físicas.

O Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP) superou em 2021 a marca de 12 mil fiscalizações, com 12.740 diligências e 2.267 autos de infração lavrados. Em 2020, foram 7.487 atendimentos e 1.219 autuações, de acordo com balanço da entidade.

Quatro convênios estabelecidos – Junta Comercial do Estado de São Paulo (JUCESP), Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz), Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e Ministério da Economia e Trabalho – hoje permitem ao CRCSP cruzar dados de empresas e profissionais e direcionar suas ações de forma mais eficaz e assertiva. Esse trabalho de inteligência conseguiu identificar inúmeras inconsistências que resultaram em ações objetivas e otimizar recursos para esse fim.

São Paulo é o estado com o maior número de profissionais da contabilidade registrados: mais de 152 mil, número que corresponde a 29% do total no Brasil. A maioria das organizações contábeis do país também se concentra no Estado de São Paulo. São 23.600, ou 29%, de um total de 80.459 empresas em todo o país.